Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar, em 14 de agosto, a mpox como uma emergência de saúde internacional, uma série de informações falsas sobre a doença começou a se espalhar nas redes sociais. Uma das alegações infundadas é que a mpox seria um efeito colateral da vacina contra a covid-19. Essa afirmação é falsa.
De acordo com a OMS, não existem dados científicos ou evidências que sustentem qualquer relação entre a mpox e a vacinação.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Ministério da Saúde também se manifestou a respeito e destaca que o programa Saúde com Ciência é uma iniciativa interministerial voltada para o combate à desinformação na área da saúde e para a valorização da ciência. O objetivo dessa estratégia é promover informações corretas e responder de forma proativa aos impactos negativos gerados pelas redes de desinformação.
Além disso, o ministério esclarece que a mpox é uma doença viral zoonótica, transmitida aos seres humanos por meio do contato com pessoas infectadas ou materiais contaminados. Ela é causada pelo vírus MPXV, que pertence ao gênero Orthopoxvirus e à família Poxviridae.
“É importante ressaltar que a mpox não é um efeito colateral das vacinas contra a covid-19 ou de qualquer outra vacina”, disse a pasta em nota oficial.