Nos dias 20 e 24 deste mês acontece a primeira edição do Programa de Educação Antirracista, promovido pela organização não governamental (ONG) Parceiros da Educação Rio. O projeto vai atender as escolas municipais São Tomás de Aquino, no Leme, e Pedro Ernesto, na Lagoa, ambas na Zona Sul dda capital fluminense.
A ação integra o projeto “Lá Vem História”, que tem como objetivo formar 50 professores de 20 escolas parceiras por meio de oficinas artísticas e culturais. As atividades incluem danças indígenas, jongo, samba, capoeira e mediação de leitura, promovendo a valorização das tradições orais e escritas.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Como parte da ação, cada uma das 20 escolas participantes receberá um acervo com dez obras de autoras influentes, como Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Sônia Rosa e Bárbara Carine. As publicações vão compor uma biblioteca antirracista, ampliando o acesso a narrativas diversas no ambiente escolar.
Além dessas atividades, o programa inclui rodas de conversa e debates sobre práticas pedagógicas decoloniais.
Também oferece visitas a locais históricos e da cultura afro-brasileira e indígena, como o sítio arqueológico do Cais do Valongo, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, a Aldeia Maracanã e outros centros culturais da capital fluminense.
Com informações da Agência Brasil