Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Programa federal vai garantir 63 toneladas de alimentos para população em vulnerabilidade

Nova iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) visa auxiliar pessoas em situação de rua e insegurança alimentar em São Paulo
A imagem mostra o presidente Lula divulgando o programa federal de apoio à população em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

2 de março de 2024

Uma nova iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está em curso para garantir o acesso a alimentos saudáveis para a população em situação de vulnerabilidade em São Paulo. Por meio de uma parceria entre o Governo Federal e organizações da sociedade, mais de 63 toneladas de alimentos serão compradas e distribuídas.

Aprovado em 2023, o projeto tem como objetivo atender 770 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional na capital paulista. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destinará R$ 495 mil para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/MDA) adquirir os alimentos de 33 famílias agricultoras.

Para Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, essa ação conjunta é essencial para promover a segurança alimentar no país. 

“Esta ação governamental integrada às organizações sociais é fundamental para garantir comida na mesa de quem mais precisa: isso é segurança alimentar. Além disso, com o mesmo recurso aplicado, o governo compra da agricultura familiar, gerando renda para quem produz alimentos de qualidade no nosso país. Este é o objetivo do PAA”, avalia Lilian Rahal, em nota oficial.

Inauguração Sacolão Popular

No dia 24 de fevereiro, a secretária participou da inauguração do Sacolão Popular Irmão Pedro de Betancour e pôde testemunhar os resultados das iniciativas de solidariedade e combate à fome lideradas pelo Padre Julio Lancellotti e outras entidades. O objetivo é disponibilizar alimentos saudáveis produzidos pelas famílias agricultoras da Reforma Agrária Popular para as populações em situação de vulnerabilidade da periferia de São Paulo.

O Programa Nacional de Cozinhas Solidárias, criado em conjunto com o novo PAA, visa assegurar a segurança alimentar nos centros urbanos ao fornecer alimentação gratuita e de qualidade para a população vulnerável, especialmente aquela em situação de rua e insegurança alimentar.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano