Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MST inaugura Sacolão Popular em São Paulo

Além de oferecer produtos a preços populares, o local pretende realizar ações solidárias à população em situação de rua
Primeira entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), durante abertura de Sacolão Popular do MST, em SP.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

26 de fevereiro de 2024

O Sacolão Popular “Irmão Pedro Betancur” foi inaugurado no sábado (24) no Belenzinho, bairro da Zona Leste de São Paulo. O local é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Pastoral Povo da Rua, liderada pelo Padre Julio Lancellotti.

Os alimentos entregues foram produzidos pelos agricultores familiares da Cooperativa Mista de Comercialização e Serviços da Terra e também pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com o Sacolão, o MST pretende oferecer produtos agroecológicos e sustentáveis a preços acessíveis para a população. A produção ofertada ao público é fruto da reforma agrária.

Além dos produtos, o local também pretende realizar mensalmente os chamados “banquetaços”, ações de solidariedade focadas em fornecer alimentos às pessoas em situação de rua.

Em entrevista ao Brasil de Fato, Gilmar Mauro, membro da coordenação nacional do MST, comentou que a intenção é vincular a produção dos assentamentos e pequenos agricultores com o combate à fome. 

“A ideia original é fazermos dezenas de espaços como este, principalmente em locais mais distantes do centro da cidade de São Paulo, e também no interior”, diz.

A abertura do Sacolão contou com a presença de parlamentares como Nilto Tatto (PT-SP), Juliana Cardoso (PT-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP), além da secretária de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Lilian Rahal.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano