Projeto que vem recontando, desde 2010, a história do país através de painéis grafitados, que homenageiam e resgatam a memória de grandes personalidades negras (como Clementina de Jesus, João Candido, Cartola, Abdias do Nascimento, entre outros), Negro Muro agora quer eternizar o primeiro atleta, o grande Barbosa, ícone do esporte nacional, que completaria 100 anos em 27 de março de 2021.
A homenagem centenária à Moacir Barbosa Nascimento, que será retratado em um muro em São Januário, sede do Vasco da Gama, time que o consagrou vestindo o uniforme de goleiro por 15 anos, sempre foi um dos sonhos do projeto, criado pelo produtor cultural Pedro Rajão, e o artista Fernando José Sawaya, o Cazé. O personagem, sua trajetória, suas muitas vitórias e o racismo gritante que até o fim de sua vida o perseguiu, são grandes fontes de inspiração para erguer o muro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Mas para sair do papel e ganhar o painel no estádio localizado no bairro carioca de São Cristovão, eles precisarão da colaboração dos fãs deste grande esportista, que trouxe muitas alegrias ao Vasco e à seleção brasileira, e símbolo da luta antirracista. Está no ar, até o dia 02/07, uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfetoria, que já atingiu 51% da sua meta, mas precisa de ainda mais para concretizar a merecida homenagem.
Para colaborar, basta o (a) benfeitor (a) escolher um dos valores disponíveis (a partir de R$28) e suas respectivas recompensas. No grafite será instalado um QR Code direcionando o visitante ao site do NegroMuro, que contará com mais informações a respeito do goleiro negro e uma lista com nomes dos apoiadores da campanha da Benfeitoria. Caso a meta de R$39.800 seja batida a renda excedente será revertida em cestas básicas para a comunidade da Barreira do Vasco.
Hoje patrimônio histórico da cidade, o estádio de São Januário, quando passar a receber a pintura de Barbosa, criará mais um atrativo à visitação do local. A filha do ídolo centenário, Tereza Borba Barbosa, responsável pela manutenção de sua memória, com todo o acervo pessoal do lendário atleta, apoia a campanha.
Confira também:
Barbosa completa centenário com reconhecimento tardio
Silêncio sobre o racismo é quebrado e manifestações mudam cenário do futebol