PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quilombos modernos usam comunicação para transformação social em Salvador

Três movimentos artísticos e periféricos da capital da Bahia buscam a transformação por meio da democratização da informação

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Frame da reportagem "Contos verdade com Tialila" mostra a ativista Rita Santa Rita distribuindo jornal do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP), em Salvador (Foto: Reprodução)

23 de setembro de 2023

A reportagem “Contos verdade com Tialila”, produzida por Raízes BA com apoio do Instituto FALA!, é uma contação de histórias de quilombos modernos de Salvador que buscam a transformação social, a democratização da notícia e da informação e a defesa do bem-estar social e do bem viver. 

As histórias dos movimentos Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP), Slam das Minas e Grupo Popular de Arte de Rua A Pombagem são apresentadas por uma repórter âncora, “Tia Lila”, que apresenta de maneira descontraída enquanto relaciona os blocos da reportagem com a música afro-baiana e afro-brasileira. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A apresentadora foi construída de forma ficcional, em formato de animação 2D, promovendo uma forma transversal do jornalismo, onde a ficção e a animação têm a permissão de acontecer em harmonia com o rigor da apuração do jornalismo

Os atravessamentos entre esses três grupos são as diversas formas e apropriações de estratégias na comunicação e informação de suas pautas, como o podcast da GRUMAP e sua veiculação por meio de carro de som na comunidade local, jornal impresso, teatro de rua, poesia, pixação.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano