PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vini Jr. ganhará medalha da Câmara por luta contra o racismo

A honraria é concedida a pessoas que tenham “prestado serviços relevantes ao poder Legislativo ou ao Brasil"
Imagem mostra o jogador brasileiro Vinícius Júnior durante partida do Real Madrid.

Foto: Cesar Manso / AFP

6 de fevereiro de 2024

Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, está entre as personalidades selecionadas para receber a medalha do Mérito Legislativo em cerimônia que será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), na quarta-feira (7).

A honraria criada em 1983 é concedida a pessoas, autoridades e entidades que tenham “prestado serviços relevantes ao poder Legislativo ou ao Brasil”. Os agraciados são indicados pelos líderes partidários e integrantes da Mesa.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O atleta será condecorado por sua luta contra o racismo no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, Vini Jr. foi alvo de dezenas de ataques racistas em partidas do Real Madrid contra times como Mallorca, Barcelona, Atlético de Madrid, Valência, entre outros clubes.

Em outubro de 2023, por exemplo, durante uma partida contra o Sevilla, uma foto do jornal espanhol Marca flagrou um torcedor imitando um macaco na direção do jogador. 

Outro caso, em janeiro do ano passado,, chocou os torcedores do atacante brasileiro. Um boneco com uma camisa de Vini Jr. apareceu pendurado em uma ponte de Madri, simulando um enforcamento. Com ele havia uma faixa com a frase “Madri odeia o Real”. Os quatro torcedores responsáveis foram presos. 

Em razão das suas atividades profissionais no futebol europeu, não há confirmação da presença do atleta na cerimônia.

Além de Vinícius Júnior, a medalha será entregue a 37 personalidades, entre governadores, ex-deputados e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia será realizada no Plenário da Câmara a partir das 10 horas. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano