Pesquisar
Close this search box.

Afoxé Filhos de Gandhi é declarado patrimônio cultural do Rio de Janeiro

Grupo promove cultura afro-brasileira por meio da música, religião e expressões artísticas
Grupo Afoxé Filhos de Gandhi é presença constante nos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

3 de abril de 2024

O Afoxé Filhos de Gandhi foi declarado nesta terça-feira (2) patrimônio cultural de natureza imaterial em decreto publicado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O grupo, fundado em 1951, promove e preserva elementos da cultura afro-brasileira por meio da música, religião e expressões artísticas.

O decreto reforça a importância cultural da herança da língua iorubá, expressada nos cânticos e rituais do grupo Afoxé Filhos de Gandhi, do ritmo ijexá, da manifestação religiosa do candomblé e, de forma geral, da dança e dos ritos típicos da tradição afrodescendente no Rio de Janeiro.

Conhecido pela presença constante nos desfiles de carnaval da cidade, a associação carioca desenvolveu história e elementos culturais diferentes ao longo dos anos.

“O Filhos de Gandhi carioca tem peculiaridades próprias: tem uma formação afro-cultural centrada na exaltação das tradições de matrizes africanas que permeiam a cultura afro-carioca, na região conhecida como Pequena África. É importantíssimo reconhecê-los como patrimônio cultural dos cariocas. Hoje é um grande dia”, ressalta Yago Feitosa, coordenador de Promoção da Igualdade Racial, em declaração compartilhada pela prefeitura.

A publicação do decreto também foi motivada por estudos elaborados pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, entidades que buscam a valorização de práticas culturais históricas da cidade.

Agora, o Afoxé Filhos de Gandhi deve ficar inscrito no “Livro de Registro das Celebrações”, no qual são registrados rituais e festas da cidade, e no “Livro de Registro das Formas de Expressão”, em que são inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.

Fundada no ano de 1951, a Associação Cultural Recreativa Afoxé Filhos de Gandhi apoia, desenvolve e preserva a cultura afro-brasileira por meio da música, da cultura, da fé e de sua presença nos desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano