PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bloco de mulheres homenageia Oxumarê no Carnaval de Salvador

Bloco desfilará em três circuitos e levará às ruas da capital baiana cerca de 800 mulheres
Integrantes do bloco A Mulherada.

Integrantes do bloco A Mulherada.

— Lorena Santiago

16 de fevereiro de 2025

Renovação, continuidade e harmonia entre opostos. Esta será a essência da temática que o Bloco “A Mulherada” vai levar para o Carnaval de Salvador em três circuitos oficiais: Osmar (Campo Grande/Avenida), Dodô (Barra/Ondina) e o mais novo, o circuito Mãe Hilda Jitolu, na Liberdade. Na próxima quarta-feira (19), na Casa do Benin, no Pelourinho, o bloco apresenta ao público seu tema “ARÓBOBÒYI ÒSÙMÀRÈ!” – Salve o Senhor dos Ciclos”, em evento a partir das 14h. O acesso será gratuito mediante retirada de convite online.

Neste ano, o bloco vai às ruas para celebrar a herança espiritual africana, destacando Oxumarê como Orixá dos ciclos e da renovação. Na cosmologia iorubá, ele simboliza a união entre masculino e feminino, luz e escuridão, conectando o sagrado e o terreno. As alegorias, inspiradas em Oxumarê, criarão uma atmosfera rica, celebrando as mulheres negras como luz e resistência.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Além disso, faixas e paineis com mensagens sobre sustentabilidade e interconexão reforçarão a importância das ações coletivas para o bem comum. Nosso tema será mais que uma homenagem à cultura afro-brasileira. Será uma reflexão sobre a importância dos ciclos e conexões, reafirmando nosso compromisso com um mundo mais equilibrado e inclusivo”, afirma a coordenadora artística Juliete Ribeiro.

Desfiles do bloco

Na quinta-feira de Carnaval (27/2), A Mulherada desfilará no circuito Osmar (Campo Grande), em alas temáticas que incluem baianas, rainhas afros, dançarinas, capoeiristas e ala de canto. No dia 2 de março, domingo de Carnaval, desfilará no circuito Dodô (Barra Ondina), com o trio Pipoca e banda show.

Por fim, no dia 4 de março, o bloco realizará um cortejo cultural no circuito Mãe Hilda Jitolu, homenageando esse novo espaço de representatividade negra e reforçando Salvador como uma cidade plural, conectada às suas raízes afro-brasileiras. Neste Carnaval, o bloco levará para as ruas cerca de 800 mulheres, entre instrumentistas, integrantes de alas e foliãs. 

No lançamento, na Casa do Benin, haverá exposição de elementos artísticos e culturais relacionados ao tema, além de mostra de acessórios e adereços produzidos pelas alunas do Projeto Cultura Entrelaçada Preta, realizado pelo Instituto A Mulherada ao longo de 2024.

Terá ainda apresentações musicais e performances de dança das integrantes do Bloco, celebrando o legado cultural de Òsùmàrè. Para encerrar a programação, o Bandão A Mulherada fará cortejo pelas ruas do Pelourinho em seu ensaio geral para o Carnaval. 

O Bloco A Mulherada é uma expressão cultural afro-brasileira que promove a inclusão social, o empoderamento feminino e a valorização da cultura negra. Composto por mulheres de diversas idades e origens, o bloco destaca a força e a resistência da mulher negra por meio da música, dança e arte.

Serviço

O que: Lançamento tema de Carnaval Bloco A Mulherada

Quando: 19 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 14h

Onde: Casa do Benin, Pelourinho, Salvador (BA)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano