PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Boogie Naipe anuncia primeira edição da Boogie Week – Semana da Cultura Preta

Selo promete promover a multiplicidade dos saberes e tecnologias pensadas por mentes negras da atualidade e acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro, online e gratuitamente. 

Texto: Redação I Imagem: Divulgação 

Boogie Naipe anuncia primeira edição da Boogie Week – Semana da Cultura Preta

16 de novembro de 2021

Com um propósito de somar na difusão da cultura preta nasce a primeira edição da ‘Boogie Week – Semana da Cultura Preta’, que celebra passado, presente e futuro. A ideia é reunir a multiplicidade dos saberes e tecnologias pensadas por mentes negras da atualidade. O evento é uma promoção do selo Boogie Naipe e acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro, online e gratuitamente. 

A falta de um evento que cobrisse a tamanha dimensão da cultura preta foi a motivação do selo. Entre economia, gastronomia, diversidade, dança, esporte, teatro, cinema e muitas outras facetas, a semana propõe ser uma celebração.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A ação foi pensada após estudos da empresária e advogada Eliane Dias, que foi ponto de encontro para formar um time montado para compor o conceito da semana promovida pelo selo responsável, fomentando um polo de informação entre painéis de videocast sobre economia, gastronomia, expressões artísticas e música, também nas redes. 

“Até onde conseguimos alcançar com memória e imaginação, a tecnologia ancestral que a cultura preta ofertou aos seres humanos sempre esteve fundamentada na observação do tempo”. Assim se inicia o manifesto que rege a Boogie Week, que surgiu a partir de uma pesquisa empírica de Eliane por festivais de diferentes formatos ao redor do mundo. 

Leia também: AFROPUNK Bahia anuncia programação com grandes nomes da música preta

Pilar da cultura brasileira e de toda extensão diaspórica, a cultura negra é base para uma série de expressões que, agora, ganham uma nova plataforma para expandir seu alcance. “A religião de matriz africana não discrimina, eu quero o griô comigo, quero todo mundo. E a base, o pilar da Semana da Cultura Preta, é respeito, amor e carinho”, sintetiza Eliane, ao lado da Terra Preta, produtora de audiovisual, do time de Jef Delgado nas redes sociais, Marina Deeh na direção executiva e Luiz Félix na comunicação geral.

O evento conta com incentivo do Youtube Shorts – recurso de clipes curtos de até um minuto dentro da plataforma de vídeo – e poderá ser visto através do link

Nesta terça-feira (16), um vídeo-manifesto foi publicado nas redes para anunciar a chegada do evento. Confira!

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano