PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Carnaval de Salvador tem recorde histórico e movimenta R$ 6,6 bilhões na economia

Cerca de 3 milhões de visitantes circularam na capital baiana e em 87 cidades do interior entre os dias 8 e 13 de fevereiro de 2024
A imagem mostra um encontro de trios elétricos durante o Carnaval de Salvador 2024.

Foto: Betto Jr./Secom PMS

14 de fevereiro de 2024

O Carnaval de Salvador em 2024 alcançou marcos significativos, conforme estimativas da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Cerca de 3 milhões de visitantes circularam na capital baiana e em 87 cidades do interior, injetando um montante recorde de R$ 6,6 bilhões na economia.

Segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela coordenação geral do evento, participaram da folia deste ano 1.225 atrações, com aproximadamente 2,7 mil horas de música. Nos circuitos oficiais (Dodô, Osmar e Batatinha), foram 714 atrações e 1,8 mil horas de música, enquanto os 22 espaços alternativos, que incluíram palcos temáticos e torres eletrônicas, contaram com 511 atrações e 900 horas de música.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Além disso, os módulos de saúde “Fique Sabendo” registraram um aumento de mais de 25% nas testagens em comparação com o Carnaval de 2023, com 1.456 usuários atendidos. A distribuição de preservativos também aumentou em 115%, alcançando mais de 770 mil unidades distribuídas.

As equipes de saúde prestaram mais de 270 atendimentos aos catadores de materiais recicláveis no Catafolia, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), além de oferecerem atendimento clínico a mais de 330 pessoas no serviço Salvador Acolhe durante os cinco dias oficiais da folia.

O Carnaval de Salvador também contou com serviços de saúde mental inéditos, atendendo a mais de 300 foliões, e realizou mais de 14,3 mil ações de fiscalização e inspeção pela Vigilância Sanitária. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) prestou assistência a 21 mil profissionais temporários nos seis dias de folia, com ações que incluíram a retirada de 23 crianças em situação de trabalho infantil.

A campanha de combate ao trabalho infantil “Criança Não é Mão de Obra”, realizada pela Sempre, resultou em 33 cadastros realizados e 16 casos de vulnerabilidade identificados. Ao todo, foram realizadas mais de 1.600 abordagens, com o objetivo de proteger os direitos das crianças e adolescentes durante o evento.


Durante a folia, o Serviço Especializado em Abordagem Social da Sempre realizou 143 abordagens, com quatro acolhimentos e nove encaminhamentos diversos. No total, foram mais de 1.700 abordagens realizadas durante todos os dias de festa, visando garantir o acolhimento e a proteção dos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano