A música enquanto instrumento de articulação e brincadeira ancestral. Esse foi o lema que os idealizadores do projeto “Camará Cantará”, Kalor Pacheco, Bicicastelo e Gibxla, propõem em uma obra inédita sobre a produção musical de artistas do município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. O curta-metragem reúne uma série de diálogos com mais de 10 artistas locais, representantes de diferentes estilos, do Coco ao ‘R&Brega’, estilo criado por um dos músicos entrevistados.
“Então pra mim, música é música. É o BregaFunk, é o Côco, é a Macumba, o Samba-Reggae, é a Mazuca, o Samba, o Funk de Galera. Então independente do que eu têja fazendo, vou tá sempre fazendo: música.” Essa frase do Poeta de Malunguinho, integrante do grupo Quilombo Urbano AL2, sintetiza bem a atmosfera do curta. Lia de Camaragibe, Brenda Guimarães, MC Bruxce, Mestre Ligeirinho e o Boi dos Dendê, formado junto à sua família: a mãe Cícera, seu irmão Sandro, seu filho Dimas e o sobrinho, Pedro, Maicão, Cidra, Jack, Rick e PL são nomes que também integram a produção.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Na obra, perspectivas diversas em gênero, faixa etária e cenas musicais dialogam entre si, a partir das perguntas elaboradas por Kalor e Bicicastelo sobre a música como conexão com a ancestralidade e o território. Já Gibxlv ficou responsável pela montagem do vídeo, que conta também com imagens de arquivo dos artistas nas redes sociais, além das produzidas pela cena audiovisual agregada às produções musicais. Todo o processo foi acompanhado por Rodrigo Édipo, editor do portal Embrazado, e Igor Marques, um dos fundadores do projeto e também responsável pela finalização do vídeo.
Leia também: Espetáculo inspirado em mitologias africanas estreia em espaço cultural virtual
“É valioso perceber que a periferia é o novo centro, a partir do momento que nos colocamos como eixo e passamos a valorizar a trajetória de artistas que transformam com a música suas próprias realidades e consequentemente a realidade da nossa cidade”, finaliza Kalor, que também atua como artista visual e tem Camaragibe, local onde nasceu e foi criada, como ponto central de suas produções.
A estreia de “Camará Cantará” está marcada para esta segunda-feira (30), às 18h, de forma gratuita no Portal Embrazado, criado em 2017 pelos pesquisadores pernambucanos GG Albuquerque e Igor Marques. O curta marca o encerramento de um ciclo de conteúdos produzimos pelo Portal com financiamento da Petrobras em quatro estados.