PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

CineSolar abre seleção de curtas de realizadores das periferias, comunidades tradicionais e indígenas

Serão escolhidos oito curtas para compor parte da Mostra do CineSolar com exibições gratuitas em São Paulo; inscrição estão abertas até 30 de maio
Imagem mostra exibições realizadas pelo Cine Solar.

Imagem mostra exibições realizadas pelo Cine Solar.

— Reprodução/Cine solar

18 de abril de 2025

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a seleção de curtas-metragens que integrarão a Mostra “CineSolar Territórios: Diversidade, Câmera… AÇÃO!”. A iniciativa promovida pelo CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, tem como foco produções realizadas por cineastas das periferias brasileiras, comunidades tradicionais, quilombolas e povos indígenas.

Serão selecionados oito curtas-metragens para integrar a programação do CineSolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. O projeto busca ampliar a visibilidade do audiovisual independente, conectando públicos de regiões descentralizadas com o cinema contemporâneo das periferias e comunidades tradicionais.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A mostra busca valorizar e difundir obras de cineastas, criadores, produtores e coletivos independentes, reforçando o protagonismo cinematográfico das periferias urbanas, comunidades tradicionais e dos povos originários.

As exibições acontecerão em territórios periféricos do município de São Paulo, em locais que dialogam diretamente com os filmes selecionados e seus realizadores. As sessões serão gratuitas e ao ar livre, em seis espaços descentralizados da capital paulista.

Os curtas inscritos devem ter até 20 minutos de duração. São aceitas produções nos gêneros documentário e/ou ficção, sem restrições quanto à linguagem ou estilo. Cada filme selecionado receberá o valor de R$ 1.000 pela exibição.

Podem se inscrever pessoas jurídicas, produtoras e coletivos independentes com CNPJ ativo, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), garantindo assim os direitos autorais e o recebimento do valor referente ao licenciamento da obra.

Os interessados podem realizar a inscrição por meio do formulário. Os filmes selecionados serão divulgados até 16 de maio pela página do Cine solar.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano