Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Coleção de gibis que destaca papel de mulheres e negros na ciência ganha websérie

Obra apresenta a ciência e seus conceitos e descobertas de forma lúdica e simplificada
Imagem da Dona Ciência mostra um desenho de uma cientista negra sentada em seu laboratório. Ao seu lado, há um quadro com a imagem de um dinossauro.

Foto: Divulgação

6 de outubro de 2023

A Dona Ciência, coleção de 51 gibis idealizada pela doutora Monica Andersen, diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, acaba de virar multimídia. A obra que há sete anos encanta crianças, adolescentes e profissionais da área por apresentar a ciência e seus conceitos e descobertas de forma lúdica e simplificada ganhou uma versão em websérie.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

De outubro até o final deste ano, oito gibis serão transformados em vídeo e, em 2024, serão mais 15, todos com dois a três minutos de duração. Esse material pode ser visto no Facebook, Instagram, TikTok e no YouTube da Dona Ciência.

A transformação em vídeo foi coordenada pela Softex, principal implementadora das políticas públicas do governo federal para o setor de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

A Coleção Dona Ciência é uma obra inclusiva, protagonizada por “uma senhora negra que compartilha sua vasta experiência por meio de uma linguagem de fácil compreensão, apresentada em textos, vídeos, artes gráficas e áudios disponíveis em gibis e redes sociais”, como explica Monica Andersen.

“Além de promover o conhecimento, ela se empenha em destacar a participação das mulheres e da população negra no processo de construção da Ciência e Tecnologia no Brasil”, complementa.

A personagem mostra como a sociedade se beneficia das descobertas de cientistas e pesquisadores e conscientiza a população sobre assuntos relacionados à ciência que impactam o cotidiano das pessoas.

O presidente da Softex, Ruben Delgado, revela que a entidade decidiu fazer a parceria com o Instituto do Sono/AFIP, porque a Coleção Dona Ciência é um meio interessante de disseminação do conhecimento científico, que desenvolve nas crianças habilidades essenciais para compreender, explorar e se envolver com o mundo da ciência.

Para ele, o aprendizado instiga a curiosidade e leva a criança a fazer perguntas, observar, experimentar e comunicar descobertas de forma clara.

“O letramento científico no Ensino Fundamental não se concentra apenas em transmitir fatos científicos, mas em cultivar um pensamento crítico, incentivando os alunos a entender o método científico, a evidência empírica e a importância da Ciência na resolução de problemas cotidianos e no contexto mais amplo do mundo natural”, declara.

Os temas abordados nesta fase inicial da websérie serão “A importância do Sono”, “Síndrome de Cri Du Chat”, “A participação das Mulheres na Ciência”, “Vacinação, Dependência de Drogas de Abuso”, “Acessibilidade, Aquecimento Global”, e “A importância da Ciência no Ensino Médio”.

Confira o primeiro episódio:

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano