Com galeria a céu aberto, projeto abre espaço para inclusão digital em escola pública

Instalação permanente de arte e tecnologia exibe, em um mural digital, obras de diferentes artistas na maior favela da cidade de São Paulo

Texto: Patricia Santos | Foto: Cacá Bernardes

Imagem mostra fachada da escola Luiz Gonzaga do Nascimento Jr e o mural digital.

Foto: Foto: Cacá Bernardes

Alma Preta

13 de setembro de 2023

Uma torre instalada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Gonzaga do Nascimento Jr, no bairro de Heliópolis, zona sul de São Paulo, visa disseminar a produção de arte contemporânea periférica e a inclusão digital dos moradores a partir do projeto “Escada para Nuvens”.

Ao longo de 2023 foram selecionados 12 artistas e coletivos que atuam no território para serem exibidos no mural, o que resultou em uma mostra diversa e potente das mais variadas linguagens em um espaço digital e visual disponível 24h por dia.

Como proposição artística, a iniciativa é uma intervenção no espaço público que altera a paisagem sob diferentes aspectos, além de subverter a função original dos painéis de led, normalmente a serviço da publicidade, para exibir trabalhos de artistas locais a pessoas que transitam pela região.

O formato vertical do painel oferece uma nova perspectiva para as narrativas artísticas audiovisuais. A verticalização não se limita apenas à disposição física do mural digital, mas também simboliza uma verticalização das possibilidades de contar histórias, tal qual as telas dos smartphones.

Serviço:

Onde: EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr – Gonzaguinha – Estrada das Lágrimas, 1029, Heliópolis – São Paulo, SP

Quando: Todos os dias, 24h

Alma Preta

A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étino-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 146

EP 145

Cotidiano