PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Corpolítica’: documentário sobre a comunidade LGBTQIA+ na política estreia no Canal Brasil

A produção relata a experiência e o enfrentamento de violências de candidatos LGBTQIA+ nas eleições de 2020 no Brasil
A imagem mostra a deputada Erika Hilton, um dos maiores nomes da comunidade LGBTQIA+ na política, sendo entrevistada para o documentário

A imagem mostra a deputada Erika Hilton, um dos maiores nomes da comunidade LGBTQIA+ na política, sendo entrevistada para o documentário

— Divulgação

2 de janeiro de 2024

O Canal Brasil exibiu, nesta segunda-feira (1º), em sua grade de programação, a estreia do documentário inédito “Corpolítica”. A obra revela o recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições de 2020 no Brasil, acompanhando de perto a campanha eleitoral de quatro figuras destacadas: a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a então candidata pelo Rio de Janeiro Andreá Bak (PSOL-RJ), a vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício (PSOL-RJ), e o então candidato a vereador por São Paulo William de Lucca (PT).

O documentário traz à tona relatos, experiências e enfrentamentos das violências vividas por esses candidatos em seus processos de afirmação e luta por direitos. Além disso, destaca a vital importância do envolvimento ativo de pessoas LGBTQIA+ no cenário político brasileiro.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Corpolítica” conquistou reconhecimento internacional ao vencer o Prêmio de Melhor Documentário no Queer Lisboa, em Portugal, em 2022, e o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, também em 2022. A Première brasileira no Festival do Rio, no mesmo ano, e a participação na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo complementam as honrarias recebidas pela produção.
Dirigido por Pedro Henrique França e produzido pelo ator Marco Pigossi, o documentário relata a representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, um país que lidera as estatísticas mundiais de violência contra as pessoas dessa comunidade. Em um momento histórico tanto para o Brasil quanto para o mundo, candidatos e políticos compartilham suas experiências e enfrentam as violências vividas em seus processos de afirmação e na luta contínua por direitos.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano