O Governo do Maranhão levou os grupos de Bumba Meu Boi Maracanã e Sonhos do Maranhão para uma apresentação neste domingo (27) na Feira de São Cristóvão, tradicional reduto da cultura nordestina no Rio de Janeiro. O evento marcou o lançamento das festividades de São João, que terão início no dia 4 de maio e vão até julho.
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a manifestação é uma das expressões mais importantes da cultura maranhense, com fortes influências indígenas e negras. A celebração tem papel central na identidade cultural do estado.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Nas comunidades envolvidas com a brincadeira, os preparativos e celebrações em torno do Bumba Meu Boi duram praticamente o ano todo. Um dos maiores desafios é confeccionar o couro do boi, uma camurça ricamente bordada com canutilhos , que precisa ser renovado a cada temporada, mantendo viva a estética e o simbolismo da festa.
Durante os festejos juninos, a tradição atrai multidões, com mais de 400 grupos ativos em todo o estado. A manifestação tem cinco sotaques ou ritmos diferentes, que expressam a diversidade rítmica e cultural.
Com informações da Agência Brasil.