Estão abertas, até o próximo sábado (28) as inscrições para a segunda edição do Curso Trampando Cultura na Periferia, que oferece formação gratuita em políticas culturais e economia da cultura. O projeto é voltado para jovens, artistas e produtores das periferias de Porto Alegre e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) por meio de edital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (SEDACRS).
Com 150 horas de aulas no formato híbrido, o curso visa capacitar mais de 60 jovens para desenvolver projetos culturais com foco em autonomia e independência. Segundo o coordenador pedagógico do curso, Pedro Vasconcellos, o programa é relevante para a ampliação das políticas culturais promovidas pelo governo federal.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Essa formação é crucial para fortalecer a cena cultural das periferias de Porto Alegre. Além disso, 15 jovens terão acesso a bolsas de estudo, o que impulsionará ainda mais o impacto do curso”, afirma Vasconcellos, em nota.
As bolsas são destinadas a jovens, mulheres, negros, negras e agentes culturais LGBTQIAPN+ da Restinga e do extremo sul de Porto Alegre, reforçando o compromisso com a democratização do conhecimento e a inclusão social. Os participantes terão a oportunidade de aprender a desenvolver projetos culturais, participar de editais e chamadas públicas, contribuindo para o fortalecimento da cultura nas comunidades periféricas da capital gaúcha.
A estrutura do curso e o seu conteúdo programático estão disponíveis para consulta neste link.
Serviço
Curso Trampando Cultura na Periferia
Quando: Início das aulas em novembro de 2024.
Carga Horária: 150 horas/aula
Onde: Formato híbrido. Os encontros presenciais serão no IFRS campus Restinga.
Inscrições: https://encurtador.com.br/3PYW6
Para quem: Jovens, mulheres, negros e negras, LGBTQIAPN+ e agentes culturais da Restinga e extremo sul de Porto Alegre
Bolsas: 15 bolsas socioculturais disponíveis