Nesta terça-feira (23), fiéis de todo o Brasil comemoram o Dia de São Jorge e de Ogum. Além do Rio de Janeiro, a data também é feriado em cidades como São Jorge de Ilhéus, na Bahia; São Jorge d’Oeste, São Jorge do Ivaí e São Jorge do Patrocínio, no Paraná; e São Jorge, no Rio Grande do Sul.
São Jorge é um dos poucos santos amplamente celebrados tanto pela Igreja Católica quanto pela Ortodoxa, além de ser reconhecido pelas religiões de matriz africana. Conhecido por sua imagem montado em um cavalo e com uma lança, é associado à lenda em que combate um dragão, uma imagem que ecoa o mito do cavaleiro medieval.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Segundo a tradição, São Jorge nasceu por volta de 280 d.C. na Capadócia, região da atual Turquia. Sua vida teria incluído migrações para a Palestina e sua integração no Império Romano após 300 d.C. A tradição afirma que ele foi decapitado por se recusar a renunciar sua fé cristã. O dia de sua morte, 23 de abril, tornou-se então o dia de sua celebração.
Já Ogum é reverenciado como o orixá da agricultura e sua devoção no Brasil está intimamente ligada à feijoada, um prato típico brasileiro feito à base de feijão, uma semente leguminosa amplamente consumida tanto na África quanto nas Américas e considerada sagrada no candomblé. Por isso, a feijoada é amplamente servida nesta data.
No Rio de Janeiro, a celebração do Dia de São Jorge inclui a tradicional feijoada realizada nas ruas do bairro de Realengo, na Zona Oeste da cidade, além de missas por todo o estado.
Famosos devotos de São Jorge
Artistas devotos também prestaram suas homenagens. O cantor Jorge Ben Jor compareceu à Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, no centro do Rio, para cantar “Jorge da Capadócia”, uma de suas músicas em homenagem ao santo guerreiro. Enquanto isso, Zeca Pagodinho lançou uma nova versão de seu sucesso “Ogum“, com a participação do rapper mineiro Djonga, como parte de seu projeto “Zeca Pagodinho 40 Anos Ao Vivo”.
Texto com informações da CBN e da Agência Brasil.