PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Documentário sobre Exú Tranca Rua estreia em Festival de Porto Alegre

O filme "Exú Tranca Rua e Seus Caminhos" explora as raízes e os mistérios das religiões afro-brasileiras
O filme explora raízes da Quimbanda e a celebração conhecida como Elebó.

Foto: Luis Ferreirah

13 de outubro de 2024

Exú Tranca Rua das Almas, uma das entidades mais emblemáticas das religiões afro-brasileiras, ganhou um documentário no Rio Grande do Sul. O filme, idealizado e dirigido por Luis Ferreirah, estreia dia 18 de outubro, às 14h, na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, na programação da quinta edição do Festival Cinema Negro em Ação.

O longa “Exú Tranca Rua e Seus Caminhos” explora as raízes e os mistérios das religiões afro-brasileiras, por meio de um importante rito de celebração conhecido como Elebó, na rotina de uma Casa de Santo da capital gaúcha.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A produção é da A Diáspora Filmes, trilha sonora do rapper Zudizilla, e tem codireção do Babalorixá Pai Dieison de Xangô. O longa aborda significados e tradições da Quimbanda, prática religiosa de forte presença no Rio Grande do Sul, estado com a maior parcela de fiéis de religiões afro do Brasil.

“A gente apresenta o nosso Tranca Rua, a partir da nossa visão de mundo, da ritualística da Quimbanda, do nosso entendimento e do nosso olhar sobre o que ele representa em nossas vidas”, explica Pai Dieison de Xangô.

A Quimbanda é tida como uma ramificação da Umbanda e também como uma expressão religiosa independente. Ela é marcada pelo culto de Exus e Pombagiras, entidades que estariam, energeticamente, mais próximas da condição humana.

“O filme cumpre um papel de educação e desmistificação de tudo que o Povo de Exú representa. Durante muito tempo, a estrutura em que vivemos, que é naturalmente racista, desenhou uma figura demoníaca associada ao Povo de Rua, aos Exús. Fazendo um desserviço à nossa tradição.”, explica Luis Ferreirah, diretor do filme.

Além da exibição no dia 18 de outubro, às 14h, na Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre, o filme será transmitido na programação da TVE-RS, TV Brasil, Prime Box Brazil, e também estará disponível na plataforma de streaming Todes Play.

O filme também será exibido no dia 24 de outubro na Cinemateca Capitólio, emblemática instituição do cinema localizada no centro da capital gaúcha. A exibição, marcada para as 19 horas, será seguida de bate-papo com os realizadores do documentário.

Serviço

O que: “Exú Tranca Rua e Seus Caminhos”

Quando: 18 de outubro, 14h

Onde: Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)

Quanto: Gratuito

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano