Pesquisar
Close this search box.

Encontro Nacional Cultura Viva 20 Anos celebra as raízes culturais brasileiras em Salvador

Evento em Salvador reúne mestres e mestras das culturas populares e tradicionais para debater e fortalecer políticas culturais
Imagem da abertura do Encontro Nacional Cultura Viva 20 Anos, evento dedicado à capacitação de gestores públicos e valorização das raízes culturais brasileiras.

Foto: Amanda Tropicana/MinC

4 de julho de 2024

O Encontro Nacional Cultura Viva 20 Anos teve sua abertura na quarta-feira (3), em Salvador, com uma “Roda de Encantamento” que destacou a riqueza das culturas populares e tradicionais brasileiras. O evento reuniu mestres e mestras das culturas populares e foi marcado por expressões culturais autênticas e saberes ancestrais.

Mestre Pai Lula Dantas, de Itabuna (BA) e membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), destacou a importância do evento para a reflexão sobre a implementação da política cultural e os desafios futuros.

“Estamos celebrando este momento e promovendo a reflexão acerca da implementação da política, os desafios que temos pela frente, a correção de rumos e a possibilidade de realmente criar uma política pública com participação e controle social para a área da cultura. Essa é a riqueza da Cultura Viva! Ela é feita por gente, para a gente, é um presente nosso para o povo brasileiro”, afirmou em nota do governo federal.

A Mestra Fatinha do Jongo, que trabalha com a cultura afro, ressaltou a necessidade de novas visões para as políticas públicas culturais. “Tenho muito orgulho de trabalhar a cultura afro. A Cultura Viva avançou muito, mas ainda precisamos, a partir deste encontro, ter novas visões e trabalhar as políticas públicas para atender quem está na ponta fazendo a cultura popular e tradicional, e falar a linguagem do nosso povo”, disse.

A programação segue até o sábado (6), data que marca os 20 anos do programa Cultura Viva. Mais debates e apresentações artísticas serão realizados em parceria com o Ministério da Cultura, o Consórcio Cultura Viva, formado pelas universidades federais da Bahia (UFBA), do Paraná (UFPR) e Fluminense (UFF), e a Comissão Nacional de Pontos de Cultura.

Grupos de capacitação

Após a abertura, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para capacitações específicas. O grupo de gestores culturais discutiu a ampliação da Política Nacional Cultura Viva (PNCV) e sua integração com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). 

O grupo dos Pontões de Cultura focou no mapeamento dos Pontos de Cultura e na formação dos Agentes Cultura Viva. A celebração também incluiu a roda “Diálogos com Mestras e Mestres, Grupos e Coletivos Culturais”, mediada por Tião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano