Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Altar Cozinha Ancestral é declarado Patrimônio Cultural e Gastronômico do Recife

Restaurante se destaca pela decoração que incorpora símbolos da cultura afro-brasileira e nordestina
A imagem mostra a chef Carmem Virginia, líder do restaurante Altar Cozinha Ancestral.

Foto: Divulgação

27 de junho de 2024

O restaurante Altar Cozinha Ancestral foi declarado Patrimônio Cultural e Gastronômico de Recife. Sob a liderança da chef Carmem Virginia, o estabelecimento oferece culinária ancestral com sabores afro-brasileiros.

Celebrado como um epicentro da cultura gastronômica ancestral, o restaurante fundado em 2014 se destaca pela decoração que incorpora símbolos da cultura afro-brasileira e nordestina, com imagens de santos, esculturas de orixás, comidas típicas e um imponente baobá no centro do salão principal.

Cada prato servido no Altar Cozinha Ancestral celebra as tradições culinárias transmitidas de geração em geração. Um destaque especial do menu é a cabidela da avó da chef, considerada a grande estrela. Além disso, o Peixe Inajá, uma criação em homenagem à mãe de Dona Carmem, também está disponível para os clientes.

Em 2020, o estabelecimento entrou para a lista “El Espíritu de América Latina”, da premiação internacional Latin America’s 50 Best Restaurants. A lista reuniu uma coleção de restaurantes que se esforçaram durante a pandemia de Covid-19 para apoiar as suas comunidades

Em publicação nas redes sociais, a chef Carmem Virginia celebrou a conquista. “Hoje é um dia histórico para a história do Altar, agora somos patrimônio cultural e gastronômico do Recife! Bem no ano que fizemos 10 anos, é um baita presente para todos nós!”, comemorou. 

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano