PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Exposição ‘Favela é Giro’ leva arte contemporânea periférica a Goiânia

Mostra itinerante do Museu das Favelas celebra a imagem e criatividade da periferia e sua resistência cultural
Obra "Além do alcance", do artista Dimas de Sant’ Anna, uma das peças que serão expostas na mostra itinerante "Favela é Giro", que celebra a criatividade da periferia brasileira.

Obra "Além do alcance", do artista Dimas de Sant’ Anna, uma das peças que serão expostas na mostra itinerante "Favela é Giro", que celebra a criatividade da periferia brasileira.

— Divulgação

29 de agosto de 2024

O Museu das Favelas inaugura a exposição itinerante “Favela é Giro” no Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia, de 29 de agosto a 2 de outubro de 2024. A mostra, com entrada gratuita, é uma iniciativa do Museu das Favelas para levar a arte contemporânea periférica a várias regiões do Brasil.

Curada por Bruna Gregório, a exposição reúne 20 obras que destacam as complexidades, belezas e desafios das favelas brasileiras. O conceito central da exposição é desmistificar a imagem estereotipada das favelas, apresentando-as como centros vibrantes de cultura, criatividade e resistência.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O nome “Giro” remete a expressões da gíria periférica relacionadas a movimento e circulação, como “dar um giro” ou “dar um rolê”. A exposição explora esses “giros” em diferentes contextos, representados principalmente por obras audiovisuais.

A mostra conta com a participação de artistas de várias regiões do Brasil. Entre os artistas estão o Batalhão das Gravadeiras, João Ferré e Lucas Bororo, de Goiânia; Iaiá Rocha e Viviane Nascimento, do Espírito Santo; Brenalta MC e Edmarlei, de São Sebastião (SP); e Fabrício e MickeTranbiks, de Ferraz de Vasconcelos (SP).

Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas, destaca em nota a importância da exposição: “Nosso objetivo é mostrar o impacto transformador da arte e da cultura das favelas, apresentando-as como centros criativos e econômicos. Estamos animados em levar a segunda itinerância do Museu das Favelas a novos territórios e conectar com artistas de diversas regiões.”

Após Goiânia, a exposição passará por Vitória, São Sebastião (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP) e São Paulo, com a última parada na sede do Museu das Favelas. A iniciativa é patrocinada pela EDP, líder global no setor de energia.

Serviço

Exposição itinerante “Favela é Giro”

Quando: de 29 de agosto a 02 de outubro
Horário:
abertura (29/8) às 18h30; Segunda a domingo, das 9h às 17h (exceto feriados)
Onde:
Centro Cultural Octo Marques – Edifício Parthenon Center, R. 4, 515 – St. Central / Entrada pela Rua 7
Mais informações podem ser consultadas no site do Museu das Favelas.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano