PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Feira Ilé-Ifè, no Museu do Futebol, celebra cultura negra e afroempreendedorismo

Evento gratuito celebra Consciência Negra com expositores, debates e oficinas
Imagem mostra uma afroempreendedora fazendo artesanato. A 10ª edição da Feira Ilé-Ifè celebra a cultura negra e o afroempreendedorismo.

Imagem mostra uma afroempreendedora fazendo artesanato. A 10ª edição da Feira Ilé-Ifè celebra a cultura negra e o afroempreendedorismo.

— Divulgação

8 de novembro de 2024

A Feira Ilé-Ifè, conhecida por exaltar a cultura preta e incentivar o afroempreendedorismo, retorna para sua décima edição no Museu do Futebol, em São Paulo, neste domingo (10).

Das 10h às 18h, o evento gratuito, que ocorre na área externa do museu, será uma vitrine de produtos e talentos voltados à valorização da cultura afro-brasileira. Nesta edição especial dedicada ao mês da Consciência Negra, a feira também oferece uma programação diversificada de debates, oficinas e apresentações culturais.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O evento, promovido pelo Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, reúne expositores de diversos segmentos, como acessórios, decoração, educação, alimentação e vestuário. Além dos produtos, o público poderá participar de bate-papos e oficinas que exploram temas relacionados à identidade e à moda periférica.

Das 10h às 12h, a produtora cultural Aline Costa e a escritora Mércia Magalhães conduzem o debate “Identidade no Vestuário: Manto Ilé-Ifè”, onde discutem o poder dos tecidos africanos em diversos contextos profissionais. A conversa é inspirada na produção de Aline e no olhar da professora Vanderléia Ricardo, abordando a customização e a valorização de vestimentas que carregam significados culturais.

No período da tarde, das 13h às 14h30, o Momento Griot traz a discussão “Camisa de Time – Moda Periférica”, com a participação de Mile Lab e da comunidade Digitais Pretas. Néllys Corrêa, representando o Digitais Pretas, destaca a importância de potencializar o espaço das mulheres negras na moda. Já Milena Nascimento, do Mile Lab, compartilha sua visão sobre como a moda pode ser uma ferramenta educacional para a valorização das estéticas periféricas.

Encerrando as atividades, a partir das 14h30, a afroempreendedora Márcia Regina ministra a oficina “Eu Reuso”, onde os participantes poderão reaproveitar materiais para criar acessórios. Com uma forte herança familiar de crocheteiras e costureiras, Márcia aplica a técnica de “upcycling” para transformar objetos descartados, como garrafas e fios, em bonecas e bijuterias, incentivando a reutilização criativa e a sustentabilidade.

Serviço

10ª Feira Ilé-Ifè a Feira Afro do Museu do Futebol   

Quando: 10 de novembro (Domingo)  

Horário: Das 10h às 18h  

Onde: Área externa do Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo (SP)

Valor: Gratuito

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano