PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Festival Agbara da Mulher Negra realiza 4ª edição em São Paulo

Com debates, arte e economia criativa, evento gratuito focado em mulheres negras terá programação expandida em 2024
Expositoras do 2º Festival Agbara da Mulher Negra, que aconteceu em 2022.

Foto: Divulgação

31 de outubro de 2024

O Fundo Agbara, pioneiro no apoio a mulheres negras no Brasil, prepara a 4ª edição do Festival Agbara da Mulher Negra, que ocorrerá em novembro de 2024 em São Paulo. Com entrada gratuita, o festival promete reunir líderes, intelectuais e artistas negras para discutir questões relevantes e promover a valorização da cultura afro-brasileira. A programação completa e o local do evento serão anunciados em breve.

Na edição anterior, realizada em 2023, o festival atraiu mais de 200 participantes e foi marcado por um encontro de debates e cultura. O evento teve como destaque o 1º Simpósio de Direitos Econômicos para Mulheres Negras, que reuniu pesquisadoras para discutir a justiça econômica de forma interseccional, abordando as relações entre raça, gênero e classe. Dividido em quatro mesas temáticas, o simpósio tratou de tópicos como filantropia, trabalho e renda no pós-pandemia e afrofuturismo

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Além dos debates, a programação cultural de 2023 incluiu apresentações impactantes, como o show da cantora Ellen Oléria e a performance do bloco Ilú Obá De Min, evidenciando a presença de artistas negras no cenário cultural. Também houve uma feira de economia criativa com empreendedoras negras, fortalecendo a visibilidade das iniciativas afro-empreendedoras.

Para a 4ª edição, a expectativa é que o festival continue a ser um espaço de reflexão e celebração, ampliando o debate sobre os direitos econômicos das mulheres negras no Brasil. A proposta é envolver mais lideranças e ativistas negras em mesas que explorem temas de celebração, renovação e bem viver, sempre focando nos direitos econômicos dessas mulheres. 

O festival de 2024 incluirá também uma programação prévia em Salvador, além da ênfase na arte negra, com apresentações que refletem a diversidade da cultura periférica. A feira de economia criativa continuará a proporcionar visibilidade e apoio a empreendedoras negras, reafirmando o compromisso do festival em promover a sustentabilidade econômica dessas mulheres.

Jantar filantrópico

Na próxima segunda-feira, 4 de novembro, o Fundo Agbara realizará a 2ª edição do Jantar Agbara: Ampliando Impacto. O evento, que reunirá 250 convidados na Kaza Fendi em Pinheiros, em São Paulo, tem como foco democratizar a filantropia e promover a equidade racial e de gênero,  celebrar o protagonismo das mulheres negras e captar recursos para a sustentabilidade da iniciativa. 

A programação da noite incluirá uma cerimônia de abertura conduzida por Puma Camillê, uma fala inaugural de Shenia Karlsson e a apresentação da Banda Black SP, encerrando a noite em um tom de celebração. Ao longo dos últimos quatro anos, o Fundo Agbara já realizou mais de 4.000 atendimentos e apoiou 317 mulheres com recursos financeiros diretos, desenvolvendo mais de 50 projetos focados em mulheres negras e atuando em 25 estados do país.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano