Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Festival gratuito em SP promove simpósio sobre direitos econômicos para mulheres negras

A 3ª edição do MiniFest Agbara da Mulher Negra conta com apresentações musicais da cantora Ellen Oléria e do bloco Ilú Obá de Min
Na imagem, Ellen Oléria, cantora negra que estará presente no simpósio voltado para mulheres negras

Foto: Divulgação

24 de novembro de 2023

O Fundo Agbara, primeiro Fundo Filantrópico para Mulheres Negras do Brasil, realiza nesta sexta-feira (24), a partir das 13h, a 3ª edição do MiniFest Agbara da Mulher Negra, que acontece em São Paulo, na Unibes Cultural, com entrada gratuita. A celebração será aberta a todos os públicos, com foco em democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento para a população negra. 

Neste ano, o evento incorpora em sua programação o 1º Simpósio de Direitos Econômicos para Mulheres Negras, formado, sobretudo, por pesquisadoras que se dedicam a estudar e propor soluções inovadoras para desafios que afetam diretamente as suas próprias vidas. 

Segundo a autora Lélia Gonzales, mulheres pretas e pardas sofrem a chamada tríplice discriminação, ou seja, estão na intersecção de três marcadores sociais — raça, classe e gênero  — que contribuem para que elas estejam entre os piores índices socioeconômicos no Brasil. Para se aprofundar na temática, o Simpósio contará com quatro mesas de debate — 1ª Mesa: Justiça econômica para mulheres negras na Filantropia; 2ª Mesa: Discussões sobre justiça econômica para mulheres negras; 3ª Mesa: Trabalho e renda de mulheres negras no pós-pandemia; 4ª Mesa: Afrofuturos para populações negras – perspectivas e caminhos.

Além do Simpósio, o festival contará com as apresentações musicais da cantora Ellen Oléria e do bloco Ilú Obá De Min. O evento também receberá uma feira de economia criativa formada por empreendedoras negras. Em suas duas edições anteriores (2021 e 2022), a iniciativa impactou economicamente e socioculturalmente mais de 4 mil pessoas. 

Segundo Aline Odara, Diretora Executiva do Fundo Agbara, nesta edição a expectativa é atrair ainda mais pessoas promovendo um debate pioneiro na sociedade que é a justiça econômica via direitos econômicos para mulheres negras

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano