PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jogo sobre tradições indígenas e defesa da Amazônia é lançado por pesquisadores; veja como baixar

Passatempo educativo apresenta elementos culturais típicos da cultura tradicional Maraguá
Imagem mostra dois personagens do jogo "Kawã na terra dos indígenas maraguá", sendo eles um menino indígena e tigre, em pé, vestido com trajes indígenas.

Imagem mostra dois personagens do jogo "Kawã na terra dos indígenas maraguá", sendo eles um menino indígena e tigre, em pé, vestido com trajes indígenas.

— Hugo Cestari / Divulgação

10 de janeiro de 2024

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um jogo digital que une as tradições do povo indígena Maraguá, do Amazonas, e a defesa da Amazônia. 

“Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá” conta a história de um jovem indígena que passa pelo ritual do Wakaripé. Conforme a tradição que marca a transição da infância para a vida adulta, quando os meninos completam dez anos, devem passar por alguns testes para demonstrar a sua bravura. Depois, aos 15 anos, eles enfrentam o ritual ainda mais desafiador do Gualipãg, que os credenciam a se tornarem “caçador-guerreiro-chefe”.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Produzido no Laboratório de Pesquisa Linguagens em Tradução (Leetra), a proposta busca apoiar práticas de alfabetização e letramento interdisciplinares. Por isso, o jogo é destinado a estudantes e educadores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Dentro das áreas de pesquisa do departamento estão o estudo de línguas e literaturas indígenas, bem como o letramento e a comunicação interculturais. Atualmente, o grupo está empenhado na adaptação de lendas indígenas para o formato de jogos digitais.

O povo Maraguá habita o Baixo Amazonas, às margens do rio Abacaxis, e está dividido em três aldeias no município de Nova Olinda do Norte (AM). Recentemente, as comunidades ribeirinhas e tradicionais que habitam a região (Munduruku e outros) foram vitimadas por ações ilegais de pesca.

A subsistência desses povos é baseada na caça e na pesca, e as tradições culturais incluem a arte de fabricar vasilhas de cerâmica, pinturas corporais e ritos de passagem para a idade adulta. 

Segundo os idealizadores, durante o jogo o público vai encontrar elementos culturais típicos da cultura tradicional Maraguá — e também elementos das histórias de assombração cultivadas por esse povo indígena amazonense.

Além disso, elementos que hoje fazem parte da luta política dos Maraguá em defesa de suas terras também estão presentes no passatempo, bem como a luta global pela sustentabilidade do planeta e a preservação dos animais.

O download do jogo “Kawã na terra dos indígenas maraguá” pode ser feito aqui.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano