A cantora Liniker recebeu o título de cidadã soteropolitana na noite desta segunda-feira (31) durante o último show da Turnê Caju, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. A artista paulista é a primeira mulher trans a receber a honraria, aprovada pela Câmara Municipal de Salvador no ano passado.
A honraria busca reconhecer o impacto de Liniker no solo baiano e foi entregue pela ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), autora da proposta durante seu mandato coletivo “Pretas por Salvador”. Também participaram da celebração as vereadoras Cleide Coutinho (PSOL), Eliete Paraguassu(PSOL) e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA).
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Na justificativa para o diploma, Laina Crisóstomo destacou a forte conexão e o amor da artista pela cidade, além de enfatizar que a honraria também busca reforçar a importância do reconhecimento de corpos negros e trans.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Liniker aparece emocionada recebendo a homenagem, acompanhada de aplausos e gritos do público, que exclamou “ela merece” e “é de Salvador”.
Apesar do título ser tradicionalmente entregue no plenário da Câmara, a mudança de local precisou ser realizada devido ao incêndio que atingiu a Casa Legislativa em fevereiro.