PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Livro aborda história dos escravizados libertos que retornaram à África

Escrito pelo diplomata Carlos Fonseca, obra retrata comunidades afro-brasileiras em países como Togo, Nigéria e Benim
Obra apresenta diversos personagens reais com jornadas de autodescoberta e reconexão com a terra de seus antepassados.

Obra apresenta diversos personagens reais com jornadas de autodescoberta e reconexão com a terra de seus antepassados.

— Divulgação

4 de novembro de 2024

Escrito pelo diplomata Carlos Fonseca, o livro “Os retornados” chegou às livrarias brasileiras com o intuito de resgatar a história da diáspora de famílias de escravizados no Brasil que retornaram à África no século XIX e formaram comunidades afro-brasileiras em países como Togo, Nigéria e Benim.

Na obra distribuída pela Editora Record, Fonseca convida os leitores a embarcar em uma jornada por comunidades que preservam, com orgulho, um pedaço do Brasil em terras distantes.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Este livro tem um sentido de urgência. Sua leitura é não apenas uma tarefa prazerosa, pelo estilo agradável, talentoso e fluido do autor, mas também uma necessidade premente, de captar um pedaço da história e da cultura brasileiras que rapidamente se desvanece no tempo e no espaço de outro continente”, afirma o jornalista Laurentino Gomes no prefácio.

Para contar a história, o escritor apresenta diversos personagens reais com jornadas de autodescoberta e reconexão com a terra de seus antepassados, muitos em busca da cidadania que o Brasil lhes negava. 

Os relatos pessoais e entrevistas revelam as nuances da experiência afro-brasileira na África. Da busca pelas raízes ancestrais perdidas à adaptação a novos contextos sociais e culturais, as histórias contadas no livro tratam de questões de pertencimento, legado e identidade.

Carlos Fonseca também aborda a falta de interesse das gerações mais jovens em preservar o legado brasileiro na África. Em sua visão, essa desconexão se reflete no apagamento de sobrenomes brasileiros e na deterioração de prédios construídos por afro-brasileiros. Apesar disso, ainda há esforços para manter essa herança viva.

Dessa maneira, “Os Retornados” apresenta um olhar aprofundado sobre o fenômeno do retorno de africanos e afro-brasileiros à África e serve como um lembrete poderoso da resiliência e da determinação humanas em busca de conexão e pertencimento.

Para adquirir a obra, acesse aqui

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano