Escrito pelo diplomata Carlos Fonseca, o livro “Os retornados” chegou às livrarias brasileiras com o intuito de resgatar a história da diáspora de famílias de escravizados no Brasil que retornaram à África no século XIX e formaram comunidades afro-brasileiras em países como Togo, Nigéria e Benim.
Na obra distribuída pela Editora Record, Fonseca convida os leitores a embarcar em uma jornada por comunidades que preservam, com orgulho, um pedaço do Brasil em terras distantes.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Este livro tem um sentido de urgência. Sua leitura é não apenas uma tarefa prazerosa, pelo estilo agradável, talentoso e fluido do autor, mas também uma necessidade premente, de captar um pedaço da história e da cultura brasileiras que rapidamente se desvanece no tempo e no espaço de outro continente”, afirma o jornalista Laurentino Gomes no prefácio.
Para contar a história, o escritor apresenta diversos personagens reais com jornadas de autodescoberta e reconexão com a terra de seus antepassados, muitos em busca da cidadania que o Brasil lhes negava.
Os relatos pessoais e entrevistas revelam as nuances da experiência afro-brasileira na África. Da busca pelas raízes ancestrais perdidas à adaptação a novos contextos sociais e culturais, as histórias contadas no livro tratam de questões de pertencimento, legado e identidade.
Carlos Fonseca também aborda a falta de interesse das gerações mais jovens em preservar o legado brasileiro na África. Em sua visão, essa desconexão se reflete no apagamento de sobrenomes brasileiros e na deterioração de prédios construídos por afro-brasileiros. Apesar disso, ainda há esforços para manter essa herança viva.
Dessa maneira, “Os Retornados” apresenta um olhar aprofundado sobre o fenômeno do retorno de africanos e afro-brasileiros à África e serve como um lembrete poderoso da resiliência e da determinação humanas em busca de conexão e pertencimento.
Para adquirir a obra, acesse aqui.