Entre os dias 12 e 27 de outubro, Londrina (PR) será o cenário da 2ª edição da Mostra de Cinema Negro, que exibirá mais de 70 curtas-metragens brasileiros em um festival de sete dias. A Mostra recebeu inscrições de filmes de quase todos os estados do Brasil, com produções que se alinham a quatro temáticas principais: cinema negro, cinema popular e comunitário, cinema indígena e cinema infantil.
O festival, que não tem caráter competitivo, tem como principal objetivo divulgar e facilitar o acesso a obras cinematográficas brasileiras que dialogam com linguagens inclusivas e antirracistas, valorizando a produção popular e comunitária. Além das sessões de cinema, o evento contará com uma palestra sobre “Fotografia Popular”, ministrada pelo fotógrafo carioca Ratão Diniz, que atua em diversos projetos sociais e culturais.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A mostra oferecerá exibições em várias regiões da cidade, abrangendo diferentes públicos. As sessões serão realizadas em espaços como a Biblioteca Pública de Londrina, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Londrina (NEAB/UEL), e a Associação Ciranda da Cultura.
A programação inclui sessões específicas, como a Mostra de Cinema Infantil no sábado, 12 de outubro, na Associação Ciranda da Cultura, na região oeste. Na quinta-feira, 17 de outubro, será a vez da Mostra Geral de Filmes na Ocupação Flores do Campo, na região norte. No dia 22, haverá duas sessões na Biblioteca Pública de Londrina, uma à tarde e outra à noite. O evento será encerrado no dia 27 com exibições na Vila Cultural Casa da Vila, no centro da cidade.
Serviço
2ª edição da Mostra de Cinema Negro
Quando: de 12 a 27 de outubro
Horário: consultar programação
Onde: atividades serão distribuídas nas quatro regiões da cidade, confira neste link.