A 4ª edição da Mostra de Cinema IFÉ acontece de 25 a 29 de setembro, no Cinema Nosso e no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, no Rio de Janeiro, consolidando-se como um dos eventos mais relevantes no campo do cinema focado em raça, gênero e sexualidade.
A mostra apresenta 20 filmes que serão exibidos gratuitamente em quatro sessões, complementadas por bate-papos com os realizadores, oficinas, painéis e masterclass.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com o tema “Imaginar no espaço infinito”, a Mostra IFÉ divide os filmes em quatro eixos temáticos: Afetividades Negras, Memórias Não-Lineares do Tempo, Mitologias Afro Diaspóricas e Futuridades Ancestrais. Entre os destaques estão as obras “Pedra Polida” (2022), de Danny Barbosa, e “Ficção Suburbana” (2023), de Rossandra Leone, , além do curta “Deixa”, de Mariana Jaspe, estrelado por Zezé Motta.
Idealizada pela Timoneira Produções, sob a direção de Ana Beatriz Silva e Mariana Campos, a Mostra IFÉ visa fomentar o diálogo sobre as múltiplas identidades no cinema, criando espaço para a disseminação de novas narrativas e ampliando o acesso de jovens negros, indígenas e LGBTQIA+ ao mercado audiovisual.
“Nossa ideia é continuar avançando e reinventando o significado de fazer e pensar cinema em sua multiplicidade narrativa e identitária, contemplada através de uma curadoria que visa essencialmente a diversidade de formas e estéticas que se encontram nas variadas identidades de corpos e subjetividades”, afirma, a diretora Mariana Campos.
Além das exibições, o evento oferece masterclass com nomes de peso do cinema, como Diego Paulino e Renata Martins, e oficinas com os Irmãos Carvalho e Roberta Holiday.
“As oficinas, por exemplo, são ações voltadas para jovens estudantes da rede pública de ensino, e além de proporcionar um conhecimento introdutório sobre alguma área da cadeia do audiovisual, buscam sobretudo, ofertar para esses jovens uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, afirma a diretora Ana Beatriz Silva.
A programação ainda inclui shows da cantora Azula e uma roda de samba com o grupo Moça Prosa, além de uma série de oficinas e masterclasses voltadas para jovens e estudantes de cinema. Roberta Holiday e os Irmãos Carvalho são alguns dos nomes que vão compartilhar seus conhecimentos e experiências.
A participação em todas as atividades é gratuita e a inscrição pode ser feita através das plataformas Sympla e Riocultura. Mais informações podem ser consultadas no Instagram @mostraife.