Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Poeira Pura promove roda de samba inclusiva neste fim de semana, em São Paulo

Grupo se apresenta nos dias sábado (6) e no domingo (7), no Galpão Zona Norte, no bairro da Vila Maria
Imagem de uma roda de samba promovida pelo Poeira Pura. O grupo se apresenta nos dias 6 e 7 de abril no Galpão Zona Norte, em São Paulo.

Foto: Divulgação

5 de abril de 2024

Nos dias 6 e 7 de abril, às 16h e 15h, respectivamente, o Galpão Zona Norte será palco de uma roda de samba realizada pelo grupo Poeira Pura. Segundo os organizadores, o evento pretende realizar uma “manifestação autêntica” da cultura negra em um ambiente inclusivo. 

As rodas de samba do grupo já contaram com a presença de grandes nomes da cultura negra brasileira, como as cantoras Liniker, Luedji Luna, Tássia Reis e o compositor Cleber Augusto. 

À frente do projeto estão os sambistas cariocas Rogério Família e Mateus Professor. Eles afirmam que pretendem mudar a percepção tradicional do samba, construindo uma nova estética para o gênero.

“Somos conhecidos por propor uma roda de samba mais intimista, onde os músicos e o público dividem o espaço lado a lado e as letras são cantadas no gogó. Nos apresentamos sem microfones, mantendo a autenticidade e a essência do samba. Diferente dos shows de palco, onde o público contempla a demonstração artística com certa distância”, diz Rogério Família, em nota.

Nesse sentido, o sambista afirma que o Poeira Pura combate a ideia de que o gênero deve ser sempre alegre e cordial. “Não existimos para fazer alegria de playboy em barzinhos, somos combativos e queremos incomodar. Criamos o Poeira Pura para propor debates sobre a sociedade, moldando uma nova estética e buscando uma nova sonoridade para o samba”, acrescenta.

Além disso, o organizador também diz  que o espaço é inclusivo, com prioridade ao acolhimento do público LGBTQIA+. Família afirma que as rodas de samba ainda são vistas como um ambiente heteronormativo, o que motivou a criação de uma comunicação do evento que “pode ser chocante e disruptiva para quem entende o samba como lugar exclusivo para um certo segmento social”.

Serviço

Samba do Poeira Pura

Quando: sábado, 6 de abril e domingo, 7 de abril

Horário: 16:00 às 00:00, no sábado e 15:00 às 23:00 no domingo

Onde: Galpão Zona Norte – Rua Severa, 212 – Vila Maria Baixa, São Paulo (SP)

Mais informações: ingressos disponíveis no Sympla

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano