Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Motel Destino’: filme cearense é indicado ao principal prêmio do Festival de Cannes

Thriller compete em premiação com produções de Francis Ford Coppola e Yórgos Lánthimos
Cena do filme cearense "Motel Destino", indicado na categoria Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

Foto: Reprodução

14 de abril de 2024

O estado do Ceará ganha destaque no cenário cinematográfico internacional com a indicação de “Motel Destino”, o mais recente filme do diretor Karim Aïnouz, ao principal prêmio do Festival de Cannes. A produção, inteiramente rodada nas paisagens litorâneas do estado, concorrerá em maio pela categoria Palma de Ouro.

“Motel Destino” apresenta um elenco composto por talentos locais como Nataly Rocha e Iago Xavier, que estrelam ao lado de Fábio Assunção, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Jupyra Carvalho e Renan Capivara. O roteiro, assinado por Wislan Esmeraldo, também contribui para o desempenho da produção.

A indicação de “Motel Destino” em Cannes é, segundo nota do governo do Ceará, um reconhecimento não apenas ao filme, mas também ao papel transformador das políticas públicas em cultura. O governo do estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), auxiliou na realização do projeto cinematográfico.

Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, expressou sua satisfação com a indicação do filme, destacando que este reconhecimento fortalece a indústria audiovisual do estado, especialmente no ano em que se comemora o centenário do Cinema Cearense.

Além de fomentar a produção cinematográfica, os investimentos em cultura também contribuem para a formação de novos profissionais no mercado audiovisual. A narrativa de “Motel Destino” surgiu da colaboração entre Karim Aïnouz e o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, uma escola de formação em artes mantida pela Secult Ceará em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Em nota, Karim Aïnouz enfatizou a importância das políticas públicas para o desenvolvimento do audiovisual.

“O cinema é uma arte que a gente precisa de tempo. E precisa realmente de acompanhamento, eu acho que é isso que a Porto está fazendo há tantos anos e é uma iniciativa única no Brasil. Acho que é muito importante a gente visibilizar, principalmente com o anúncio de hoje, o que está sendo feito no Ceará, que esse filme é apenas a ponta do iceberg”, afirma o cearense.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano