PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Museu Capixaba do Negro abre exposição com fotógrafas negras de todo o Brasil

Mostra em Vitória celebra a pluralidade e ancestralidade da mulher negra com 50 obras e programação interativa até dezembro
Imagem de divulgação da Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia, que reunirá, a partir desta sexta (4), 50 obras de 20 fotógrafas negras de todo o Brasil no Museu Capixaba do Negro, em Vitória (ES).

Imagem de divulgação da Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia, que reunirá, a partir desta sexta (4), 50 obras de 20 fotógrafas negras de todo o Brasil no Museu Capixaba do Negro, em Vitória (ES).

— Reprodução/Governo ES

1 de outubro de 2024

O Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (MUCANE), em Vitória, inaugura, na sexta-feira (4), a Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia, destacando o trabalho de 20 fotógrafas negras de diferentes regiões do Brasil. A exposição, parte do Festival Reencontros, promovido pela JUPTER Produção Cultural Capixaba, é gratuita e ficará em cartaz até o dia 20 de dezembro.

Composta por 50 fotografias, a mostra evidencia a diversidade e as trajetórias das artistas, abrangendo tanto fotógrafas já estabelecidas quanto emergentes. A descentralização regional é um dos pontos altos, com 45% das fotógrafas oriundas do Nordeste, 35% do Sudeste e 10% do Centro-Oeste. Além disso, 45,45% das participantes se identificam como parte da comunidade LGBT, enriquecendo ainda mais a pluralidade de experiências representadas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Para Taynara Barreto, uma das curadoras, a exposição vai além do registro fotográfico, sendo um resgate dos laços ancestrais afro-brasileiros. “A fotografia feita por mulheres negras é um meio de recriar e reafirmar esses laços ancestrais. A liberdade criativa dessas artistas é uma carta aberta para mostrar a pluralidade da mulher negra na sociedade”, destaca em nota pública. Segundo ela, a mostra é um “mapa do conhecimento ancestral, político, cultural e estético das mulheres negras”.

Escolas públicas terão acesso antecipado à exposição

A exposição será vista primeiramente por alunos de cinco escolas públicas, com visitas guiadas iniciadas no dia 3 de outubro, abrangendo instituições em áreas de risco social no interior do Espírito Santo. Estima-se que cerca de 240 estudantes participem dessa experiência educativa na primeira semana de visitação.

Durante a semana de abertura, as curadoras Helen Salomão, Gabriela Palha e Taynara Barreto, que também integram a comissão de avaliação da mostra, realizarão workshops e conduzirão visitas guiadas, criando uma imersão para o público escolar. Além disso, a exposição incluirá recursos de acessibilidade, como materiais em braile e audiodescrição, garantindo que todos os visitantes possam aproveitar a experiência.

Serviço

Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia

Quando: de 4 de outubro a 20 de dezembro de 2024

Horários: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 10h às 14h

Local: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (MUCANE) – Avenida República, 121 – Centro, Vitória (ES)

Entrada: Gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano