Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Banco de imagens lança guia de fotografia inclusiva 

O acervo reúne fotos que retratam a diversidade de cor, idade e deficiências
Imagem mostra mulher deficiente visual ao telefone.

Foto: Uinstock/Iza Guedes

14 de novembro de 2023

Com imagens de pessoas reais e pouco representadas, o banco digital UinStock completa um ano de atuação no Brasil e disponibiliza o “Guia de Fotografia Inclusiva”, com dicas de como retratar de forma assertiva a diversidade brasileira.

Criado para ajudar pessoas interessadas em contribuir com o banco de fotos e para fotógrafos profissionais, o guia tem sete capítulos e traz informações para evitar o “cripface”, uso de imagens que distorcem a realidade da pessoa com deficiência, além de incentivar o uso de fotografias reais da diversidade brasileira, inclusive na produção de paisagens.

O acervo digital já conta com mais de mil fotos e 80 modelos que representam variados marcadores sociais como pessoas negras, com deficiência, 50+, LGBTQIAP+, povos originários e 3 mil fotógrafos cadastrados.

Pertencente ao Grupo Talento Incluir, um ecossistema da diversidade e inclusão, o banco de imagens registra pessoas interessadas em contribuir com o acervo e cadastra modelos para a participação em castings de produção das marcas.

A CEO do banco digital, Marcia Barreto, celebra a existência da iniciativa e pontua que a imagem de pessoas fora dos padrões devem ser naturalizadas em publicidades e espaços de comunicação.

“Comemorar este primeiro ano do UinStock é celebrar uma iniciativa inclusiva importante que vem ocorrendo, mas ainda de forma pontual e deve ser intensificada e naturalizada nos meios de comunicação, nas campanhas publicitárias, nos balanços sociais das empresas e instituições. O UinStock é uma opção inclusão para mostrar a diversidade da nossa população, aumentando a representatividade dos marcadores sociais, com ambientação verdadeiramente brasileira”.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano