PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Museu do Samba tem baile de pré-carnaval em homenagem à Dona Zica da Mangueira 

O evento irá celebrar a história de Dona Zica no pré-carnaval com rodas de samba e enredos de carnaval
Imagem de instrumento de percussão com o nome do Museu do Samba.

Imagem de instrumento de percussão com o nome do Museu do Samba.

— Reprodução/João Laet

21 de fevereiro de 2025

Para homenagear Dona Zica da Mangueira, uma dos grandes nomes da história do Carnaval e da verde e rosa, o Museu do Samba, no Rio de Janeiro, realiza neste sábado (22) o Baile das Rosas no pré-carnaval. 

A programação do evento começa a partir das 13h, com rodas de samba, feijoada, show da banda Charanga Folia, além de sambas-enredo e marchinhas no clima carnavalesco. Os visitantes ainda vão poder conhecer as exposições do local que promove a valorização do samba e da identidade cultural.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O Baile das Rosas surgiu para celebrar o aniversário de Dona Zica, que nasceu em 6 de fevereiro de 1913, um domingo de Carnaval. Ela foi uma mulher negra, esposa do compositor Cartola e referência para a comunidade da Mangueira que mantém a tradição desde 2001 com a fundação do Centro Cultural Cartola, criada pelos netos de Cartola e Dona Zica, instituição nomeada mais tarde como Museu do Samba. 

Mesmo após o falecimento da mangueirense, conhecida pelo seu amor ao samba e ao Carnaval, a festividade se manteve na programação como forma de manter viva a tradição no espírito folião que relembra sua memória. O evento também marca a entrega da fantasia da Ala Amigos do Embalo, criada por Dona Regina, filha de Dona Zica e mãe de Nilcemar Nogueira, fundadora e diretora do Museu do Samba.

“Hoje é meu filho João Victor Nogueira que preside a Ala Amigos do Embalo, após a morte de minha mãe, em 2019. O baile é uma homenagem à minha avó, que tinha espírito festivo e agregador, é uma forma de manter as memórias e tradições dos sambistas que são as raízes da Estação Primeira de Mangueira”, conta Nilcemar Nogueira,  fundadora e diretora do Museu do Samba.

Serviço:

Baile das Rosas – Pré Carnaval do Museu do Samba

Data: 22 de fevereiro (sábado)

Horário:  13h 

Local: Museu do Samba | Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira, Rio de Janeiro

Ingresso: R$ 80

Incluso:  camisa do evento, feijoada, roda de samba e banda Charanga Folia

Vendas no Sympla

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano