Em 2024 novas produções chegaram aos cinemas e streamings. Desde lançamentos, reboots, adaptações, documentários e continuações de filmes e séries que marcaram gerações, o protagonismo negro também se faz presente nas obras.
Seja para se informar, se inspirar ou – até mesmo – para relaxar, confira nove lançamentos deste ano para você assistir:
Bob Marley: One Love
O filme biográfico retrata a jornada de um dos maiores ídolos da música e ícone do reggae, conhecido popularmente como Bob Marley. Dirigido por Reinaldo Marcus Green, o longa mostra a história e o sucesso musical de Marley, assim como os desafios enfrentados por ele com a realidade social da Jamaica, país natal.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O filme está disponível no serviço de streaming Paramount + e também pode ser alugado no Amazon Prime Video. Confira o trailer:
Sangue e Água
A série sul-africana da Netflix está de volta com a 4ª temporada. Na continuação, a estudante Puleng Khumalo continua em busca de respostas sobre o paradeiro da irmã biológica, cujo desaparecimento ainda é um mistério para ela e a família.
Os seis episódios de Sangue e Água trazem novas tramas e personagens que se juntam aos estudantes do colégio Parkhust, incluindo crossover com a série “Elite”. Saiba mais sobre a nova temporada da série aqui.
Eu sou Country: Beyoncé e o renascimento do Nashville
Beyoncé já é um impacto por si só. E, neste documentário, o último álbum da artista, “Cowboy Carter” – o qual traz a influência da música country -, é o principal tema de discussão. A contribuição do projeto para a valorização dos artistas negros do gênero, sobretudo da cidade de Nashville, é alguns dos aspectos apresentados nesta produção.
O doc de 43 minutos, produzido pela CNN Flashdocs, traz depoimentos de artistas e críticos da música country – incluindo Rhiannon Giddens e Larisha Paul – sobre os feitos deste segundo ato que compõe a trilogia do projeto da Queen B.
O documentário está disponível no serviço de streaming Max. Veja o trailer:
Supacell
Uma das séries de grande sucesso de audiência e crítica deste ano, Supacell traz a história de cinco pessoas negras que descobrem ter superpoderes. Ao longo dessa descoberta, eles terão que unir os dons para ajudar um rapaz na missão de resgatar a amada.
Composta por seis episódios, a primeira temporada de Supacell está disponível na Netflix, que já confirmou a segunda temporada da série.
Clique aqui para saber mais detalhes.
A Cor Púrpura
Em nova adaptação e abordagem lançada neste ano nos cinemas brasileiros, A Cor Púrpura mostra o poder da irmandade entre mulheres negras.
O longa conta a história de Celie, que possui uma trajetória afetada por traumas causados pelo marido e que, para superá-los, terá o auxílio de outras mulheres para superar o passado e construir uma nova história.
Com nomes como Blitz Bazawule na direção; Oprah Winfrey e Quincy Jones assinando a produção; e Danielle Brooks, Halle Bailey, Ciara e H.E.R. no elenco, o longa está disponível nos serviços de streaming Max e para aluguel no Amazon Prime Video. Assista ao trailer:
Simone Biles: O Retorno
Em ano olímpico, nada melhor do que se inspirar em uma das maiores atletas do mundo. Esta série documental mostra a jornada de Simone Biles rumo às Olimpíadas de Paris 2024, após se retirar da última edição do evento em 2021, devido a complicações causadas pela exaustão.
Além disso, a produção retrata o preparo físico e mental e os desafios da atleta na retomada aos jogos de Paris.
A série é dividida em duas partes, e a primeira já está disponível na Netflix. A segunda parte tem previsão de estreia no dia 25 de outubro. Confira mais detalhes clicando aqui.
Um Tira da Pesada 4: Axel Foley
Trinta anos desde o último filme, o policial Axel Foley – interpretado por Eddie Murphy – está de volta na famosa cidade de Beverly Hills. Agora veterano da polícia, e pensando na sucessão do trabalho, ele terá que resolver um importante caso junto com a filha e os antigos companheiros, Billy Rosewood e John Taggart.
O quarto filme da saga já está disponível na Netflix, e você pode conferir o trailer abaixo:
Cidade de Deus: A Luta Não Para
Vinte e dois anos depois do aclamado filme, Wilson Rodrigues (Alexandre Rodrigues) – mais conhecido como Buscapé – está de volta. Agora jornalista, o jovem morador da Cidade de Deus segue retratando a realidade da comunidade. Durante o ofício, ele se depara com o crescimento da violência.
A série também traz outros personagens icônicos da trama, como Berenice (Roberta Rodrigues) e a tomada de consciência política a respeito da comunidade e dos moradores.
O longa é dirigido pelo baiano Aly Muritiba, com produção de Fernando Meirelles, e a primeira temporada já está disponível no Max. Os episódios estão sendo lançados semanalmente no streaming, aos domingos. Veja o trailer:
SPRINT
Essa é mais uma produção para se motivar com o esporte. Sprint (“Corrida”) acompanha quatro grandes nomes do atletismo: Sha’Carri Richardson, Shericka Jackson, Noah Lyles e Marcell Jacobs, e o preparo desses velocistas para o Mundial de Atletismo de 2023, incluindo os desafios ao longo deste processo e do ofício de atleta.
A 1ª temporada da série está disponível na Netflix e conta com seis episódios. O serviço de streaming já confirmou a estreia da 2ª temporada para o dia 13 de novembro. Veja o trailer:
Texto publicado originalmente no site Negrê.