PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nove produções com protagonismo negro que você deve conferir

Seja para se informar, se inspirar ou para relaxar, confira lançamentos deste ano para você assistir
Cena do filme "Bob Marley: One Love".

Cena do filme "Bob Marley: One Love".

— Divulgação

19 de outubro de 2024

Em 2024 novas produções chegaram aos cinemas e streamings. Desde lançamentos, reboots, adaptações, documentários e continuações de filmes e séries que marcaram gerações, o protagonismo negro também se faz presente nas obras.

Seja para se informar, se inspirar ou – até mesmo – para relaxar, confira nove lançamentos deste ano para você assistir:

Bob Marley: One Love

O filme biográfico retrata a jornada de um dos maiores ídolos da música e ícone do reggae, conhecido popularmente como Bob Marley. Dirigido por Reinaldo Marcus Green, o longa mostra a história e o sucesso musical de Marley, assim como os desafios enfrentados por ele com a realidade social da Jamaica, país natal.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O filme está disponível no serviço de streaming Paramount + e também pode ser alugado no Amazon Prime Video. Confira o trailer:

Sangue e Água

A série sul-africana da Netflix está de volta com a 4ª temporada. Na continuação, a estudante Puleng Khumalo continua em busca de respostas sobre o paradeiro da irmã biológica, cujo desaparecimento ainda é um mistério para ela e a família.

Os seis episódios de Sangue e Água trazem novas tramas e personagens que se juntam aos estudantes do colégio Parkhust, incluindo crossover com a série “Elite”. Saiba mais sobre a nova temporada da série aqui.

Eu sou Country: Beyoncé e o renascimento do Nashville

Beyoncé já é um impacto por si só. E, neste documentário, o último álbum da artista, “Cowboy Carter” – o qual traz a influência da música country -, é o principal tema de discussão. A contribuição do projeto para a valorização dos artistas negros do gênero, sobretudo da cidade de Nashville, é alguns dos aspectos apresentados nesta produção.

O doc de 43 minutos, produzido pela CNN Flashdocs, traz depoimentos de artistas e críticos da música country – incluindo Rhiannon Giddens e Larisha Paul – sobre os feitos deste segundo ato que compõe a trilogia do projeto da Queen B.

O documentário está disponível no serviço de streaming Max. Veja o trailer:

Supacell

Uma das séries de grande sucesso de audiência e crítica deste ano, Supacell traz a história de cinco pessoas negras que descobrem ter superpoderes. Ao longo dessa descoberta, eles terão que unir os dons para ajudar um rapaz na missão de resgatar a amada.

Composta por seis episódios, a primeira temporada de Supacell está disponível na Netflix, que já confirmou a segunda temporada da série.

Clique aqui para saber mais detalhes.

A Cor Púrpura

Em nova adaptação e abordagem lançada neste ano nos cinemas brasileiros, A Cor Púrpura mostra o poder da irmandade entre mulheres negras.

O longa conta a história de Celie, que possui uma trajetória afetada por traumas causados pelo marido e que, para superá-los, terá o auxílio de outras mulheres para superar o passado e construir uma nova história.

Com nomes como Blitz Bazawule na direção; Oprah Winfrey e Quincy Jones assinando a produção; e Danielle Brooks, Halle Bailey, Ciara e H.E.R. no elenco, o longa está disponível nos serviços de streaming Max e para aluguel no Amazon Prime Video. Assista ao trailer:

Simone Biles: O Retorno

Em ano olímpico, nada melhor do que se inspirar em uma das maiores atletas do mundo. Esta série documental mostra a jornada de Simone Biles rumo às Olimpíadas de Paris 2024, após se retirar da última edição do evento em 2021, devido a complicações causadas pela exaustão.

Além disso, a produção retrata o preparo físico e mental e os desafios da atleta na retomada aos jogos de Paris.

A série é dividida em duas partes, e a primeira já está disponível na Netflix. A segunda parte tem previsão de estreia no dia 25 de outubro. Confira mais detalhes clicando aqui.

Um Tira da Pesada 4: Axel Foley

Trinta anos desde o último filme, o policial Axel Foley – interpretado por Eddie Murphy – está de volta na famosa cidade de Beverly Hills. Agora veterano da polícia, e pensando na sucessão do trabalho, ele terá que resolver um importante caso junto com a filha e os antigos companheiros, Billy Rosewood e John Taggart.

O quarto filme da saga já está disponível na Netflix, e você pode conferir o trailer abaixo:

Cidade de Deus: A Luta Não Para

Vinte e dois anos depois do aclamado filme, Wilson Rodrigues (Alexandre Rodrigues) – mais conhecido como Buscapé – está de volta. Agora jornalista, o jovem morador da Cidade de Deus segue retratando a realidade da comunidade. Durante o ofício, ele se depara com o crescimento da violência.

A série também traz outros personagens icônicos da trama, como Berenice (Roberta Rodrigues) e a tomada de consciência política a respeito da comunidade e dos moradores.

O longa é dirigido pelo baiano Aly Muritiba, com produção de Fernando Meirelles, e a primeira temporada já está disponível no Max. Os episódios estão sendo lançados semanalmente no streaming, aos domingos. Veja o trailer:

SPRINT

Essa é mais uma produção para se motivar com o esporte. Sprint (“Corrida”) acompanha quatro grandes nomes do atletismo: Sha’Carri Richardson, Shericka Jackson, Noah Lyles e Marcell Jacobs, e o preparo desses velocistas para o Mundial de Atletismo de 2023, incluindo os desafios ao longo deste processo e do ofício de atleta.

A 1ª temporada da série está disponível na Netflix e conta com seis episódios. O serviço de streaming já confirmou a estreia da 2ª temporada para o dia 13 de novembro. Veja o trailer:

Texto publicado originalmente no site Negrê.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano