Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Novembro negro: eventos culturais e mobilizações reafirmam luta antirracista na Bahia

Organizações da sociedade civil em parceria com o Governo no Estado realizaram durante o Mês da Consciência Negra diversas atividades culturais e políticas no Estado

Imagem: Divulgação

Foto: Imagem: Divulgação

14 de dezembro de 2022

Marcado por mobilizações pelo combate ao racismo, à intolerância religiosa e pela garantia dos direitos da população negra, o Governo do Estado da Bahia, com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e demais órgãos estaduais, realizaram o Novembro Negro 2022. 

No Mês da Consciência Negra, a celebração contou com apresentações de artistas locais e shows do Ilê Aiyê ao lado da cantora e compositora Luedji Luna e da também cantora, compositora e ex-atriz Margareth Menezes, além de marchas e seminários temáticos. A realização foi do Governo da Bahia, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), marcando também a agenda da Década Internacional Afrodescendente na Bahia.

Ao longo do mês aconteceram campanhas, eventos presenciais e virtuais, com a participação de diversas áreas do Executivo Estadual com o intuito reforçar o calendário emblemático da luta antirracista e dos povos e comunidades tradicionais com homenagens, mobilizações do movimento negro e outras iniciativas. 

O Novembro Negro também traz a celebração dos 15 anos da implementação de políticas de promoção da igualdade racial no Estado e as conquistas para a garantia dos direitos da população negra. A Bahia é o único estado da federação a manter uma secretaria com foco no combate às desigualdades raciais, com financiamento próprio, Estatuto da Igualdade Racial, cotas em concursos públicos, editais específicos, equipamentos e serviços de combate ao racismo, colegiados em funcionamento e outros avanços.

Leia também: Novembro Negro: conheça a trajetória de Zumbi dos Palmares

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano