PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Poeta Bruna Silva lança ‘Èsù Walê – O Caminho de Volta’ em Salvador 

Noite de lançamento contará com distribuição gratuita de exemplares do primeiro livro autoral da poeta soteropolitana
Poeta Bruna Silva lança 'Èsù Walê - O Caminho de Volta' em Salvador,

Foto: Divulgação

1 de janeiro de 2025

“Eu escrevo poesia porque as pessoas precisam ouvir o que meu povo tem a dizer”. Assim descreve a poeta, cantora e mobilizadora cultural Bruna Silva, mulher preta e lésbica, a respeito do seu primeiro livro autoral de poesias “Èsù Walê – O Caminho de Volta”, a ser lançado no próximo dia 13 de janeiro, às 19h, na Casa do Benin, em Salvador (BA), com distribuição gratuita de exemplares.

A publicação, que já está disponível em audiobook e conta com a direção de voz de Reinan Acioly, traz escritos encruzilhados nas ruas da periferia, para falar de afeto, força e da ancestralidade.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

As poesias em denúncia de Bruna Silva demonstram os caminhos que a escritora e o povo preto já não desejam percorrer, mas que também apresentam os caminhos desejosos que a vida pode vir a ser.

“As minhas poesias nascem e se fundamentam nas encruzilhadas, das ocupações do meu corpo, nas batalhas de slam, das pessoas que estão no meu entorno. Por isso, elas ganham às ruas, pois esse é o tempo-espaço delas. As escritas surgem a partir dos caminhos que sou e ocupo”, reitera a escritora, que ganhou sua primeira batalha no Slam das Minas, em 2018.

Bruna Silva acrescenta que o processo de ocupação das poesias escritas e declamadas nas ruas para a fisicalidade do livro nasce de um incentivo de seu irmão Igor Tiago.

“O livro vem para afirmar que a minha arte é possível estar nesses lugares. Èsù Walê representa esse caminho que me diz onde, como e por que devo estar. E, principalmente, de onde não quero sair”, declara a poeta, que completa dez anos de criação artística. 

A obra, dividida em quatro capítulos com 26 poemas no total, conta com ilustrações assinadas pelo artista Lee 27. A capa exusíaca foi desenhada por Maria Clara Duarte. O projeto gráfico do livro é de Duda Rievrs e a revisão é do poeta-performer Alex Simões.

Já o prefácio é escrito pela jornalista e comunicadora social Vânia Dias. A direção e coordenação do projeto são de Igor Tiago e de Herley Nunes.

Serviço

O quê – lançamento do livro de poesias Èsù Walê – O Caminho de Volta, de Bruna Silva

Quando – 13 de janeiro de 2025, 19h

Onde – Casa do Benin, Salvador, Bahia

Entrada – Gratuita, com distribuição de exemplares

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano