PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Programa da jornalista Roberta Garcia recebe deputado Renato Freitas para conversa sobre segurança pública e racismo estrutural

Programa "3P - Papo de Preta Progressista" discute temas como ditadura militar e segurança pública em lives semanais no Instagram
Roberta Garcia, jornalista e apresentadora do programa "3P - Papo de Preta Progressista".

Roberta Garcia, jornalista e apresentadora do programa "3P - Papo de Preta Progressista".

— Reprodução/Redes Sociais

7 de abril de 2025

A jornalista Roberta Garcia lançou a segunda temporada do “3P – Papo de Preta Progressista”, transmitido ao vivo todas às terças-feiras, às 20h, em seu perfil no Instagram. O programa, que estreou em 1º de abril, promove debates sobre política, cultura e atualidades com convidados especializados.

Na próxima edição, em 8 de abril, o 3P recebe o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) para tratar das falhas do Estado nas políticas de segurança pública. A conversa deve abordar temas como o aumento das mortes por intervenção policial, o encarceramento em massa e o racismo estrutural no sistema de justiça.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Vamos abordar o encarceramento em massa, um problema complexo que exige uma nova solução. Sem falar da justiça seletiva”, comentou Roberta.

Segunda temporada do 3P amplia o debate

Com a proposta de abordar temas diversos sob uma perspectiva negra, a nova temporada estreou em 1º de abril, data que marcou os 61 anos do Golpe Militar. A convidada da primeira live foi a historiadora Gabrielle Abreu, com quem Roberta Garcia discutiu o tema “As vivências de pessoas negras durante a Ditadura Militar”.

“Resolvi trazer este tema, pois muito se fala sobre os presos políticos, mas pouco se comenta sobre o impacto da repressão na população negra que também foi sufocada e violentada pelo Estado”, afirmou Roberta durante a transmissão.

Na primeira temporada, o 3P focou exclusivamente em projetos de mulheres negras que concorreram nas eleições de 2024. Entre as convidadas estavam as deputadas federais Talíria Petrone (PSOL-RJ)  e Dandara Tonantzin (PT-MG), além de vereadoras eleitas em diversas regiões do país. A proposta era dar visibilidade às candidaturas negras e suas agendas políticas.

O “3P – Papo de Preta Progressista” é transmitido semanalmente no Instagram de Roberta Garcia. Os espectadores podem interagir e participar dos debates ao vivo. O próximo episódio está previsto para lançamento nesta terça-feira (8).

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano