PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Projeto Memória Lélia Gonzalez chega a Brasília com homenagens à ativista e ao feminismo negro

Homenagem celebra a trajetória da escritora e ativista, referência do feminismo negro e das lutas antirracistas e antissexistas
Imagem da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, durante a abertura do Projeto Memória Lélia Gonzalez, em Brasília.

Imagem da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, durante a abertura do Projeto Memória Lélia Gonzalez, em Brasília.

— Tati Nahuz - Ascom/MDHC

31 de outubro de 2024

Brasília recebeu nesta terça-feira (29) o Projeto Memória Lélia Gonzalez, com a abertura do seminário “A Influência de Lélia Gonzalez na Luta Antirracista e Antissexista”. O evento, que conta com o apoio da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura e da Fundação Banco do Brasil, busca celebrar a vida e o legado da ativista, uma referência no feminismo negro e pioneira no debate sobre raça e gênero no Brasil.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou da mesa de autoridades e destacou a importância de Lélia Gonzalez como símbolo de transformação social e inspiração para as mulheres, em especial as mulheres negras. “Lélia é uma referência para todas nós. Sua história nos encoraja e reforça a necessidade de ampliarmos a presença de mulheres, especialmente negras, na política brasileira”, afirmou a ministra por meio de uma nota da pasta.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Evaristo ressaltou o impacto do legado de Gonzalez na luta por direitos humanos e justiça social, enfatizando como as reflexões de Lélia trazem contribuições para uma atuação cotidiana revolucionária. “Ela nos ensina a lutar por mudanças estruturais sem nos desconectar das diversas realidades e do cotidiano”, pontuou.

Além do seminário, o evento inclui a Mostra Educativa “Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas” e a exibição de um documentário sobre a trajetória de Lélia Gonzalez. A abertura contou também com a presença de familiares de Lélia, representantes governamentais e membros da sociedade civil.

O Projeto Memória Lélia Gonzalez segue até o final da semana no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, com todas as atividades gratuitas e ingressos disponíveis no site e na bilheteria do CCBB.

Serviço

Mostra Educativa “Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas”

Quando: até 8 de dezembro, de terça a domingo

Horário: das 9h às 21h (entrada até as 20h40)

Onde: 1º andar do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano