Os motoboys brasileiros estão no centro de uma nova iniciativa que celebra suas histórias e contribuições para a sociedade. O projeto “Motoboys do Brasil”, desenvolvido pela produtora Barro de Chão, foi lançado nacionalmente no Pavilhão Social do G10 Favelas, em Paraisópolis, periferia da zona sul de São Paulo.
Composto por um livro, documentário e uma exposição itinerante, o projeto busca evidenciar as narrativas pessoais e culturais dos motoboys em suas rotinas. O livro “Motoboys do Brasil” oferece uma visão atual da profissão, incluindo relatos como o de Orlando Padilha Júnior, o “Landinho”, um motoboy paulista que também se dedica ao voluntariado em um hospital infantil.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Por trás de muitos capacetes tem um cara incrível, que cuida da família, que leva o pão e que está sempre de olho numa oportunidade de ajudar”, afirma Landinho.
A exposição itinerante e a plataforma digital do projeto, acessível gratuitamente no YouTube, são parte de um esforço maior para reconhecer e valorizar a vida dos motoboys.
Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo e um centro de empreendedorismo social, foi escolhida como local de lançamento devido à sua capacidade de acolher iniciativas culturais e inclusivas.
“As pessoas reunidas nas favelas têm demonstrado força e talento para transformar sua realidade, se mobilizando, aprendendo e empreendendo sem perder sua essência. Paraisópolis é um exemplo deste movimento”, declarou Rossi.
A mostra “Motoboys do Brasil” ficará em cartaz até 17 de julho no Pavilhão Social do G10 Favelas, com sessões de exibição do documentário e visitas guiadas à exposição. Em seguida, o projeto será lançado na região Nordeste, em Ilhéus, Bahia.
Serviço
Exposição “Motoboys do Brasil”
Quando: 13 de junho a 17 de julho
Horário: 10h
Local: Pavilhão Social do G10 Favelas – R. Itamotinga, 100 – Paraisópolis, São Paulo (SP)