PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Rio de Janeiro recebe 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol

Até o dia 15 de dezembro, 725 atletas de 16 estados brasileiros se enfrentam para celebrar a cultura, a diversidade e a resistência quilombola
Registro de uma partida de futebol entre jogadores quilombolas. A partir desta quinta-feira (12), o Rio de Janeiro será palco da primeira Copa Nacional Quilombola de Futebol.

Foto: Vanessa Oliveira e Victor Anibal

12 de dezembro de 2024

A partir desta quinta-feira (12), o Rio de Janeiro recebe a Primeira Copa Nacional Quilombola de Futebol, um evento que une esporte e cultura, e celebra a resistência e as tradições das comunidades quilombolas. Até o dia 15 de dezembro, equipes masculinas e femininas de 16 estados vão disputar a vitória e celebrar suas histórias, culturas e lutas. 

Realizada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a competição busca fortalecer os vínculos entre as diversas comunidades quilombolas do país.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Cerca de 725 atletas, representando 29 equipes provenientes de estados como Goiás, Amazonas, Pará, Rondônia, Sergipe, Bahia, Ceará, Paraíba, entre outros, chegam ao Rio de Janeiro após disputas regionais em seus quilombos. Mais do que o desejo de vencer, cada time carrega consigo o orgulho de suas tradições e a vivência de seus territórios.

Mais de 700 atletas se reúnem para promover a igualdade racial no esporte (Divulgação/Vanessa Oliveira e Victor Anibal)

Segundo comunicado para a imprensa, além de destacar a riqueza cultural das comunidades quilombolas, a Copa também promove um espaço de intercâmbio cultural e fortalecimento de identidades. Para as mulheres que integram os times, o torneio simboliza um marco na luta por igualdade de gênero e empoderamento, colocando suas vozes e protagonismo em evidência.

A competição também reforça o esporte como uma ferramenta de inclusão e transformação social, incentivando a prática esportiva para promover saúde física e emocional, ao mesmo tempo que celebra a diversidade e as conquistas das comunidades quilombolas.

A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira (12), no Centro de Treinamento Tigres do Brasil, em Duque de Caxias, às 19h. A final do evento será realizada no dia 15 de dezembro, às 9h, no Estádio de Laranjeiras do Fluminense, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Evento também destaca a presença feminina no futebol (Divulgação/Vanessa Oliveira e Victor Anibal)

Serviço

Cerimônia de abertura da Copa Nacional Quilombola de Futebol

Quando: 12 de dezembro (quinta-feira)

Horário: às 19h

Onde: Centro de Treinamento Tigres do Brasil – Estrada Rio D’ouro, 3855 – Km 49 – Xerém, Duque de Caxias (RJ)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano