A partir desta quinta-feira (12), o Rio de Janeiro recebe a Primeira Copa Nacional Quilombola de Futebol, um evento que une esporte e cultura, e celebra a resistência e as tradições das comunidades quilombolas. Até o dia 15 de dezembro, equipes masculinas e femininas de 16 estados vão disputar a vitória e celebrar suas histórias, culturas e lutas.
Realizada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a competição busca fortalecer os vínculos entre as diversas comunidades quilombolas do país.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Cerca de 725 atletas, representando 29 equipes provenientes de estados como Goiás, Amazonas, Pará, Rondônia, Sergipe, Bahia, Ceará, Paraíba, entre outros, chegam ao Rio de Janeiro após disputas regionais em seus quilombos. Mais do que o desejo de vencer, cada time carrega consigo o orgulho de suas tradições e a vivência de seus territórios.
Segundo comunicado para a imprensa, além de destacar a riqueza cultural das comunidades quilombolas, a Copa também promove um espaço de intercâmbio cultural e fortalecimento de identidades. Para as mulheres que integram os times, o torneio simboliza um marco na luta por igualdade de gênero e empoderamento, colocando suas vozes e protagonismo em evidência.
A competição também reforça o esporte como uma ferramenta de inclusão e transformação social, incentivando a prática esportiva para promover saúde física e emocional, ao mesmo tempo que celebra a diversidade e as conquistas das comunidades quilombolas.
A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira (12), no Centro de Treinamento Tigres do Brasil, em Duque de Caxias, às 19h. A final do evento será realizada no dia 15 de dezembro, às 9h, no Estádio de Laranjeiras do Fluminense, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Serviço
Cerimônia de abertura da Copa Nacional Quilombola de Futebol
Quando: 12 de dezembro (quinta-feira)
Horário: às 19h
Onde: Centro de Treinamento Tigres do Brasil – Estrada Rio D’ouro, 3855 – Km 49 – Xerém, Duque de Caxias (RJ)