PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apenas 2 em cada 10 candidatos a prefeito se declararam negros na Grande SP

O levantamento mostra que em São Paulo, por exemplo, todos os candidatos são brancos
Imagem mostra uma urna eletrônica.

Estudo analisou as eleições em 39 cidades da região metropolitana de São Paulo.

— TSE

12 de setembro de 2024

Um levantamento realizado pela Agência Mural mostrou que apenas dois em cada 10 candidatos a prefeito se declararam negros (pretos ou pardos). A análise divulgada nesta quarta-feira (11) foi feita com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme os dados apontam, no caso de concorrentes a vice-prefeito nas 39 cidades da região metropolitana, a situação é semelhante, com três autodeclarações negras a cada dez candidatos. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Segundo a reportagem, apenas três prefeitos negros foram eleitos em 2020, no entanto, um deles foi cassado durante o mandato e outro desistiu de disputar a reeleição.

De modo geral, há 175 candidaturas para as 39 prefeituras. A disputa eleitoral de 2024 na Grande São Paulo possui 130 candidatos brancos, 26 pretos e  14 pardos. Há ainda duas candidaturas indígenas e dois políticos se autodeclararam amarelos. Um deles preferiu não se identificar

Em 13 cidades, não há candidatos negros à prefeitura. Em São Paulo, por exemplo, dos dez candidatos — oito homens e duas mulheres — todos são brancos. Embu Guaçu, por outro lado, é o único município em que a maioria dos postulantes ao executivo são negros, com cinco dos noves candidatos que se declararam pretos ou pardos.

O estudo ainda aponta que há também questionamentos sobre algumas autodeclarações. “Em Mauá, por exemplo, o ex-prefeito Atila Jacomussi (União) se declarou pardo este ano, mas dois anos atrás havia informado ser branco à Justiça Eleitoral.”

Quando se trata das Câmaras Municipais, a análise destaca que a cena se aproxima da representatividade da população. Do total de candidatos, 47% se declararam negros, perto do que é a proporção na população  da Grande São Paulo.

Em Itapevi, sete em cada dez candidatos a uma vaga na Câmara Municipal se declararam negros. Em contraste, Salesópolis, situada do outro lado da região metropolitana, conta com apenas 14% de candidatos negros.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano