PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apenas 9% das propostas da Comissão de Meio Ambiente do Amazonas são sobre crise climática

Levantamento do InfoAmazônia expõe que, nos últimos cinco anos e meio, 68 dos projeto apresentados na comissão ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas possuem foco em animais domésticos
Em 2023, somente 10 das 65 propostas apresentadas na comissão ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas tinham relação com problemas ocasionados por eventos climáticos extremos.

Em 2023, somente 10 das 65 propostas apresentadas na comissão ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas tinham relação com problemas ocasionados por eventos climáticos extremos.

— Fábio Bispo / InfoAmazonia

24 de setembro de 2024

Queimadas, secas históricas e os piores índices de qualidade do ar já vistos. Esses são alguns dos reflexos da crise climática que se agravou em 2024. Apesar disso, a maioria das pautas apresentadas na Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CPAMA-Aleam) estavam relacionadas a animais domésticos.

As informações são do levantamento do InfoAmazônia, divulgado nesta terça-feira (24). O estudo analisou 140 documentos registrados na comissão, dos quais 68 tinham foco em “pets”. A cota representa 68% de todas as propostas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Os documentos em questão se referem a proposições, atos, denúncias, projetos, requerimentos e representações apreciadas pelos parlamentares amazonenses entre os anos de 2019 a 2024. 

Apenas 13 projetos pautavam as mudanças climáticas e queimadas da região, o que representa somente 9% do total. Em 2024, ano em que o estado bateu recorde de emissões de carbono por incêndios, nenhuma das 11 proposituras analisadas pela Comissão tinham ligação com a temática. 

O mapeamento de focos de incêndio ativos do MapBiomas indica que, somente em setembro, a região conta com mais de 6 mil ocorrências. Segundo dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da Aleam, não houve nenhuma representação relativa aos problemas ambientais no intervalo analisado. 

Das 65 propostas que passaram pela Comissão entre fevereiro e dezembro de 2023, somente dez (15%) possuem relação com os problemas ocasionados pelos eventos climáticos extremos. Porém, deste total, sete projetos se referiam a homenagens simbólicas.

Além da ausência de matérias centralizadas na questão climática, o levantamento ainda chama a atenção para projetos de lei (PL) aprovados pela Comissão que visam flexibilizar normas ambientais estaduais, como o PL 499/2023. A proposta tornou o processo de licenciamento ambiental menos rígido, o que possibilitou a conclusão da rodovia BR-319.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano