PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Aquilomba Tocantins’ : MIR e governo estadual lançam programa com foco em quilombos

Programa estadual conta com eixos temáticos em áreas como gestão ambiental, ancestralidade e patrimônio cultural.
Na foto, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (centro), junto à secretária de Estado dos Povos Originários, Narubia Werreria (à direita) e o secretário nacional de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos, Ronaldo dos Santos (à esquerda).

Foto: Antonio Gonçalves / Governo do Tocantins

28 de março de 2024

O governo estadual do Tocantins lançou, na última terça-feira (26), o programa Aquilomba Tocantins. A iniciativa foi promovida em conjunto com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), em Palmas. 

Inspirado no Aquilomba Brasil, o programa tem o objetivo de compreender as particularidades das comunidades quilombolas da região e criar uma base de dados qualificados para embasar ações do estado.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Implementado ao nível estadual pela primeira vez, o projeto se estrutura em cinco eixos temáticos específicos para promover medidas intersetoriais que garantam os direitos das comunidades.

Os eixos incluem áreas como gestão territorial, ambiental e mudanças climáticas; infraestrutura e etnodesenvolvimento; comunicação, ancestralidade e patrimônio cultural; segurança, organização social e acesso à justiça; além de saúde, educação e segurança alimentar.

“O governo do Tocantins assume esse dever, de instalar politicas públicas que atendam esses quilombos que contribuem com nosso estado. Quilombo é significado de beleza, podemos ver isso quando visitamos várias comunidades, lá a gente encontra alegria, beleza e muita cultura que veio de um povo ancestral”, disse Wanderlei Barbosa Castro (REPUBLICANOS-TO), governador estadual do Tocantins, durante o lançamento do programa.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano