PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo reforça logística em programa de alimentação para comunidades indígenas

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) compra a produção da agricultura familiar para doar a entidades socioassistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social
A imagem mostra um homem indígena, com o rosto pintado de vermelho e preto, durante o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos

Foto: Roberta Aline/MDS

8 de janeiro de 2024

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está destinando recursos para fortalecer a capacidade logística das populações indígenas participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e órgãos gestores do PAA em 14 estados, o governo está investindo cerca de R$ 40 milhões na compra de veículos, embarcações e equipamentos.

Esses meios de transporte visam garantir o escoamento da produção indígena e a entrega de alimentos, especialmente em regiões de difícil acesso. O investimento compreende 104 veículos, como caminhões, caminhonetes e picapes, além de 46 embarcações, incluindo barcos e lanchas.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Os estados contemplados com a iniciativa são: Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A iniciativa busca fortalecer a ação do Programa de Aquisição de Alimentos, garantindo que os alimentos adquiridos da agricultura familiar e dos indígenas cheguem regularmente e em condições adequadas às comunidades que mais necessitam. Os recursos serão repassados por meio de convênios assinados com os estados e publicados no Diário Oficial da União nesta primeira semana de 2024.


Lilian Rahal, titular da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), destacou em publicação governamental o compromisso do ministério em promover a segurança alimentar e nutricional, enfatizando a necessidade de fortalecer o trabalho dos parceiros executores do programa.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano