Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Iniciativa em Belém visa ampliar participação das periferias na política

O projeto "Fala Perifa" propõe a realização de conversas em bairros da periferia da capital do Pará, onde será realizado relatórios para a prefeitura
A imagem mostra um homem negro em destaque andando de bicicleta na periferia de Belém. A cidade será o foco da iniciativa "Fala Perifa", idealizada pela presidente do PSOL da cidade.

Foto: Reprodução

24 de fevereiro de 2024

Nesta quarta-feira, dia 21, foi lançado em Belém o projeto “Fala Perifa”, com o objetivo de amplificar as vozes e necessidades das comunidades periféricas da cidade. Idealizada por Leila Palheta, empreendedora social e presidente do PSOL Belém, a iniciativa visa estabelecer um canal direto de comunicação entre os moradores da periferia e o poder público municipal.

O “Fala Perifa”, segundo nota, propõe a realização de rodas de conversa em diferentes bairros periféricos, onde os participantes poderão compartilhar suas experiências, desafios e sugestões para melhorar a qualidade de vida nessas áreas. Essas discussões servirão de base para a elaboração de um relatório detalhado, que será entregue ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), até o final de abril.

Com aproximadamente 52% da população de Belém residindo em áreas periféricas, segundo dados do IBGE, o projeto visa garantir que essa parcela significativa da população tenha sua voz ouvida e suas demandas consideradas nas políticas públicas municipais. Leila Palheta ressalta sua experiência de mais de três décadas de atuação em prol da moradia digna e da qualidade de vida nas periferias como motivação para a criação do “Fala Perifa”.

O evento de lançamento contará com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o prefeito da cidade Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Araceli Lemos, presidenta do PSOL Pará, reforçando o apoio institucional ao projeto. A cerimônia acontecerá na sede do PSOL Belém, localizada na Avenida Ceará.

Em nota, Leila Palheta anunciou que os interessados em solicitar a presença do projeto em seus bairros podem entrar em contato através de seu Instagram.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano