Durante sua participação na 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), realizada em Georgetown, na Guiana, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou a importância da aproximação entre o Brasil e os países do Caribe, além de abordar questões como a fome, a pobreza e as mudanças climáticas.
Lula destacou a iniciativa defendida no G20 para a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, ressaltando ser um desafio no centro dos debates internacionais. Segundo o presidente, a desigualdade é a raiz desses problemas em todo o mundo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Não é possível que um planeta que produz comida suficiente para alimentar toda a população mundial, cerca de 735 milhões de seres humanos não tenham o que comer. (…) Não é possível que o mundo gaste por ano US$ 2,2 trilhões em armas. Todos sabemos: guerras provocam destruição, sofrimento e mortes, sobretudo de civis inocentes”, disse o líder brasileiro.
Em relação à fome, Lula mencionou a disponibilidade do Brasil em fornecer alimentos para o Caribe a preços competitivos e contribuir para aumentar a produtividade agrícola na região. Ele convidou os países da Caricom a se unirem à Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, que será lançada pela presidência brasileira do G20, visando promover políticas públicas e mobilizar recursos para essa causa.
“Uma das rotas de integração e desenvolvimento prioritárias para meu governo é a do Escudo Guianense, que abrange a Guiana, o Suriname e a Venezuela. Queremos, literalmente, pavimentar nosso caminho para o Caribe. Abriremos corredores capazes de suprir as demandas de abastecimento e fortalecer a segurança alimentar da região”, defendeu em discurso.
Sobre as mudanças climáticas, o presidente brasileiro criticou a falta de compromisso dos países ricos em destinar recursos para os países em desenvolvimento enfrentarem essa crise. Ele reafirmou a posição do Brasil em favor da paz e pediu um cessar-fogo imediato em conflitos como o que ocorre em Gaza.
A participação de Lula na conferência ressalta o compromisso do Brasil em fortalecer laços com o Caribe e trabalhar em conjunto para enfrentar desafios globais, reforçando a importância da cooperação internacional para solucionar questões urgentes como a fome, a pobreza e as mudanças climáticas.