Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Com apoio do Brasil, União Africana vira membro do G20

Grupo de países africanos é o 2º bloco continental a integrar a organização

Texto: Solon Neto | Imagem: PIB/AFP

 
O presidente de Comoros e da União Africana (UA), Zali Assoumani, cumprimenta o premiê da Índia, Narendra Modi, durante a cúpula do G20, em Nova Delhi, 10 de setembro de 2023 (Foto: PIB/AFP)

Foto: India's Prime Minister Narendra Modi (R) and African Union Chairman and President of the Union of the Comoros Azali Assoumani shake hands during a bilateral meeting after the closing session of the G20 summit in New Delhi on September 10, 2023. (Photo by PIB / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - RESTRICTED TO EDITORIAL USE

12 de setembro de 2023

 A União Africana (UA) se tornou membro permanente do G20, que reúne as 19 nações mais ricas do planeta e a União Europeia (UE). A ascensão como parte da organização ocorreu durante a 18ª Cúpula do G20, em Nova Delhi, na Índia, entre o sábado (9) e o domingo (10). Até então o bloco só tinha um país do continente africano, a África do Sul.

O Brasil, que assumiu a presidência do grupo durante o encontro, foi um dos principais fiadores da entrada do bloco continental na organização multilateral. O apoio foi anunciado pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em maio, durante encontro com o presidente de Comores, Zali Assoumani — que também preside a UA.

Lula e Assoumani discutiram a aproximação entre Brasil e África por meio da ampliação de iniciativas entre o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Diversos líderes africanos também fizeram declarações positivas após o anúncio. No sábado (9), o presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, declarou que a entrada da organização no G20 deve ampliar a participação da África no contexto global.

“Dou boas-vindas à entrada da União Africana no G20 como membro permanente. Essa participação, para a qual temos trabalhado há muito tempo, providenciará um quadro propício para a ampliação da promoção em prol do continente e sua efetiva contribuição diante dos desafios globais”, disse Faki em uma publicação nas redes sociais.

A adesão da UA também foi celebrada pelo premiê da Índia, Narendra Modi, que presidiu o encontro mais recente do G20 e classificou a entrada do bloco africano de “um passo significante em direção a um diálogo global inclusivo”.

A UA reúne todos os 55 países do continente africano — incluindo o Saara Ocidental — e é um dos blocos continentais mais abrangentes do planeta. Com aspirações de integrar e desenvolver o continente, o bloco recentemente fechou um ambicioso acordo de livre comércio africano para ampliar as trocas entre os países-membros.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano